Conheça mais o trabalho do Apostolado Eucarístico “São João Paulo II” na Diocese

15/06/2023

Desde 2015, o Apostolado Eucarístico “São João Paulo II” vem reunindo fiéis para adoração e espiritualidade. “Nosso objetivo é adorar Jesus Sacramentado no Santo Silêncio, incentivando a devoção e o amor a Santíssima Virgem Maria e ao papa São João Paulo II em resgate da fé católica, através das peregrinações da relíquia desse papa e de nossos retiros espirituais”, destaca Juliano Rodrigues Lanziani, 45, coordenador do grupo.

Dom Benedito Gonçalves, com relíquia de São João Paulo II, ao lado do coordenador (Apostolado Eucarístico / Cedida)

As atividades do apostolado se dividem em cinco principais momentos:

• Adoração silenciosa: ocorre todas as segundas-feiras na Paróquia Santa Rita de Cassia, em Presidente Prudente (SP);
  • Peregrinação Diocesana: visita da relíquia do papa em grupos, pastorais e paróquias da Diocese de Presidente Prudente, com o consentimento dos sacerdotes e coordenadores responsáveis;
  • Peregrinação em nível nacional: visitas em comunidades de vida e aliança ou peregrinações em várias paróquias e dioceses por todo Estado de São Paulo e Brasil, conforme organizado pela Diocese local, em unidade com o Apostolado Eucarístico São João Paulo II;
  • Terço das Famílias com São João Paulo II: visita da relíquia, de “forma particular”, em hospitais e diretamente nas residências de famílias com a oração do Santo Terço Mariano;
  • Encontro das famílias com São João Paulo II: retiro diocesano, organizado pelo Apostolado Eucarístico São João Paulo II, com temas “pré-definidos”, em comunhão com os pregadores convidados e aprovados pelo diretor espiritual e pelo bispo diocesano.

O grupo nasceu com o término das atividades da Casa das Irmãs da Copiosa Redenção, em 2015, onde logo após a adoração silenciosa, surgiu o movimento migrando alguns membros que já frequentavam as adorações com as irmãs.

A equipe do Apostolado é formada por cerca de 12 pessoas, que ajudam de forma direta. Atualmente, o grupo se reúne em uma única comunidade em Presidente Prudente (SP). “Estamos abertos a auxiliar os interessados na possibilidade de existir mais Adorações Silenciosas na Diocese, nos moldes do nosso Apostolado”, afirma Juliano.

Adoração ao Santíssimo reúne fiéis de várias partes da Diocese (Apostolado Eucarístico / Cedida)

Serviço

Para participar do Apostolado, basta frequentas as Adorações Silenciosas na Paróquia Santa Rita de Cássia (Rua Prudente de Moraes, nº 692, Jardim Aviação, Presidente Prudente), estar ativo em sua comunidade de fé e conversar com qualquer membro do Apostolado, que irá orientar quando houver reuniões e retiros.