Comunidades Eclesiais Missionárias reúnem a Sub-região de Botucatu em reflexão

08/08/2023

Representantes das oito dioceses que compõem a Sub-região pastoral de Botucatu se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 8, para a primeira reunião do segundo semestre. O Seminário Diocesano Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP), acolheu os bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, e os sacerdotes, religiosos, leigos e leigas responsáveis pela animação de pastorais, movimentos e serviços eclesiais na Arquidiocese de Botucatu e nas dioceses de Assis, Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente.

Terceiro encontro do ano ocorreu em Marília (Vinícius Cruz / Cedida)

A manhã formativa, coordenada pelo bispo diocesano de Marília e presidente da Sub-região, Dom Luiz Antonio Cipolini, e pelo padre Anatoli Konstantin Gradiski, sub-secretário, contou com a assessoria do missionário passionista, padre José Carlos Pereira.

O sacerdote, que assessora cursos pastorais em todo o país, desenvolveu a proposta das Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM´s) e do Sínodo da Igreja. A partir da vivência prática das CEM’s, o assessor discorreu sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), numa perspectiva sinodal de escuta e acolhida de todos.