Mais de 700 pessoas participam da Concentração Diocesana de Catequistas

08/09/2022

No último dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, mais de 700 pessoas participaram da Concentração Diocesana de Catequistas. O encontro formativo ocorreu no Centro de Eventos e Formação de Presidente Bernardes (SP).

A equipe responsável pela organização foi a Animação Bíblico-Catequética (coordenação diocesana de catequese), coordenada pelo Roberval Apolonio Pedroso.

“Tivemos a oportunidade de, após dois anos sem realizar o evento, podermos nos encontrar neste dia. Foi uma manhã muito proveitosa. A percepção que tivemos é a de que os participantes gostaram do encontro, das reflexões propostas”, destaca Roberval.

A programação começou logo cedo, às 8h, com a Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelo Frei Roberto e pelos padres Alex João de Santana (Paróquia Santa Rita de Cássia – Pres. Prudente), Anderson Sousa Lima (Paróquia Santa Terezinha – Marabá Paulista), Gerisvaldo Silva Viana (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Pres. Bernardes), Helitom Bigas da Silva (Paróquia São João Batista – Pirapozinho) e Sandro Rogério dos Santos (Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – Pres. Prudente).

Padres e bispos que participaram da Santa Missa no evento (Pascom / Reprodução)

Além desses sacerdotes, também passaram pelo local, durante o dia de evento, os padres João Paulo dos Santos Silva (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Pres. Prudente), Jurandir Severino de Lima (Paróquia São José – Álvares Machado), Rodrigo Gomes de Moreno (Santuário Nossa Senhora do Carmo – Pres. Prudente) e Sanderson Vergara (Paróquia Menino Jesus de Praga – Pres. Prudente).

Em seguida, houve um café da manhã e acolhida para todos os participantes. O momento seguiu com as falas dos padres assessores que refletiram a temática do mês da Bíblia deste ano, que sugere a leitura e estudo do livro de Josué: “o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes”.

As reflexões foram conduzidas pelos padres Sandro, Jurandir e Helitom. Também houveram momentos de animação e louvor. O encerramento ocorreu após o almoço.

“Agradecemos o empenho de toda a equipe de organização, principalmente das paróquias de Álvares Machado (SP) e Pirapozinho (SP), encarregadas da liturgia, música e animação. Gratidão também a paróquia de Presidente Bernardes, que cuidou da organização, alimentação (café e almoço), arrumação e ornamentação do local com todo o esmero, atenção, carinho, dedicação. Muito obrigado!”, agradece o coordenador diocesano.

Feedbacks

Catequistas que participaram ficaram satisfeitas com o encontro: “Foi tudo maravilhoso. Achei ótima a explanação do livro de Josué e toda a outra parte, muito bem organizado. Comida maravilhosa também, muita gratidão”, enfatiza Vanda Moreno, catequista da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (SP).

Catequistas de toda diocese participaram da concentração (Pascom / Reprodução)

Francisca Gomes da Silva, catequista da Catedral São Sebastião, também comentou: “agradecemos o retorno da Concentração e as palestras que nos fortalece no caminhar dando coragem e a certeza que Deus está conosco”.

Para o assessor da 1ª Região Pastoral, padre Sandro Rogério dos Santos, o evento foi agradável e fecundo. “Parabéns aos organizadores e todos que estiveram em Presidente Bernardes. Que a Palavra de Deus nos alimente e ajude no caminho de formação da fé do povo de Deus do qual também somos membros. Vivas os/as catequistas!”

Outras catequistas também comentaram sobre o evento, como é o caso da Eclair Santina dos Santos, coordenadora da 1ª Região Pastoral. “Agradeço a todos e a todas vocês que prestigiaram nosso encontro. Desejo que Deus abençoe grandemente a cada um. Fizemos, preparamos para que você catequista pudesse ver, sentir, ouvir, e guardar no coração e assim transmitir aos demais que vale apena nos reunir numa grande confraternização.”

Miltes Maria Tozetti de Andrade, coordenadora da 2ª região, também enviou sua contribuição: “Como é bom estarmos juntos! Agradeço a todos, que se envolveram para que nossa concentração acontecesse. Deus lhe pague!”

Próximo encontro

A Concentração Diocesana dos Catequistas 2023 já tem data e local para ocorrer: será no dia do Catequista, 28 de agosto, na cidade de Pirapozinho (SP).