Aldair Alves dos Santos Junior é o novo sacerdote da Diocese de Presidente Prudente

12/06/2023

Pela primeira vez, o novo Santuário de Santo Expedito, em fase de conclusão da obra, recebeu a primeira celebração de Ordenação Sacerdotal, no último dia 8 de junho (sexta-feira). A Igreja ficou cheia para acolher o novo sacerdote, Aldair Alves dos Santos Junior, ordenado pelas mãos de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.

Dezenas de padres concelebraram com o bispo (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dezenas de padres concelebraram com o bispo. A ocasião contou com a presença de familiares, amigos, fiéis da comunidade, religiosas e seminaristas. A celebração ocorreu em Santo Expedito (SP), cidade em que Aldair, de 27 anos, nasceu e descobriu sua vocação.

Ordenação ocorreu no novo Santuário de Santo Expedito (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Durante o rito, o candidato ao presbiterado realizou o propósito dos eleitos, se prostrando para o canto da ladainha. Também recebeu a imposição das mãos do bispo diocesano, além da prece de ordenação.

Ao todo, foram 11 anos de formação entre o Seminário Menor e Maior (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foi revestidos com os paramentos sacerdotais e teve as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. Logo após, as mãos foram atadas com uma fita.

Dom Benedito Gonçalves presidiu a celebração (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

De acordo com a tradição, a mãe do eleito deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote.

Aldair é o terceiro sacerdote ordenado este ano na Diocese (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A missa foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Santuário e contou com mais de 1.800 visualizações até o momento desta publicação. Clique aqui e reveja a celebração. Veja álbum de fotos oficial da celebração clicando aqui.

Padre Aldair

• Nascimento: 09 de novembro de 1995;
  • Ordenação Diaconal: 9 dezembro de 2022;
  • Ordenação Presbiteral: 9 de junho de 2023.
  • Pai: Aldair José Alves dos Santos;
  • Mãe: Célia Ferreira dos Santos;
  • Irmã: Andressa Ferreira Alves dos Santos;

“É um sentimento indescritível, estou muito feliz. Tantos anos de passaram esperando por esse dia. A palavra que resume tudo isso é ‘gratidão’: em primeiro lugar gratidão a Deus, por me chamar a tão grande missão; em segundo lugar, a minha família que desde a decisão de ingressar, me apoiaram; e por fim a minha Diocese, na pessoa do nosso bispo, Dom. Benedito, que acreditou no meu chamado, investiu por esses anos e por suas mãos me concedeu a graça do Sacramento da Ordem no segundo grau, o presbiterado.”

Aldair tem 27 anos e é natural de Santo Expedito (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O sacerdote passa a atuar como vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó (SP).