Convivência dos seminários Maior e Menor marca encontro de formação (Pascom Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus)

52 seminaristas se preparam para a Semana Missionária

Encontro teve como objetivo geral propagar a fé e se preparar para as Missões, evento que será realizado em janeiro de 2020

Evandro Marques / Pascom Diocesana

03/07/2019

Durante quatro dias, 52 seminaristas da diocese de Presidente Prudente participaram do Encontro Formativo da Etapa Pré-Missionária das Santas Missões Diocesana, no salão paroquial da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante do Paranapanema (SP). A formação teve início no dia 30 de junho e finalizou no dia 3 de julho. “O objetivo das missões é atender o apelo da igreja, porque ela não pode fazer um trabalho só de conservação da fé, mas deve propagar a fé”, afirma o reitor do seminário diocesano de Presidente Prudente, Monsenhor Miguel Valdrighi.

Nesse período, jovens e adultos do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Presidente Prudente (SP), Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Marília (SP), e cerca de 50 membros da comunidade, puderam vivenciar dinâmicas, assistir a palestras, participar de mesa redonda, além de testemunhos, avaliação e celebrações da Santa Missa.

Na terça-feira (2), os participantes foram divididos em três grupos e enviados para uma experiência de evangelização no Centro de Formação e Promoção Humana, em um Lar dos Idosos e na Creche Municipal Professora Lúcia Vasconcelos Kasae, em Mirante do Paranapanema. Já na noite de quarta-feira (3), a visita ocorreu na feira de rua da cidade.

Todos os seminaristas ficaram hospedados voluntariamente nas casas dos moradores de Mirante do Paranapanema. “A comunidade demonstra que espera a chegada das Missões”, destaca Monsenhor Miguel.

Relatos

Para o seminarista do segundo ano do ensino médio do seminário menor, Mário Gomes de Souza, 16 anos, a preparação contribuiu bastante para vivenciar e testemunhar o anúncio de Cristo que é confiado a todos os cristãos. “A partir do querigma aprendemos a verdadeira importância de como anunciar o evangelho àqueles que mais necessitam”. Mário conta ainda que nunca vivenciou uma experiência missionária. “Com entusiasmo, espero que as santas missões cheguem o mais rápido possível, pois minha vontade é ser enviado para testemunhar o anúncio de Cristo que o mundo tanto necessita.”

De acordo com o seminarista do segundo ano do ensino médio do seminário menor, Gustavo Henrique Albuquerque de Souza, 16 anos, a formação contribuiu de forma significativa em sua vida, além de ajudar para o maior auxílio da comunidade e espiritualidade. “A formação que recebemos foi sobre o kerigma e evangelização na sociedade. Nela, foram abordados os temas de oração, ecumenismo e oração.”

Marcelo dos Santos Oliveira, 18 anos, seminarista do segundo ano do seminário Propedêutico de Prudente, afirma que as pré-missões têm o intuito de propor ao seminarista um gostinho da vida sacerdotal, o levando a assumir o papel como evangelizador. “Ser cristão é permitir-se a formação. Os apóstolos de Jesus não anunciaram Cristo sem antes ter experimentado e escutado o anúncio salvífico.”

“Nossa expectativa é atingir os quase 18 mil habitantes, tanto da cidade, quanto dos assentamentos e distritos. Estamos esperando em torno de 150 missionários, dentre eles, padres, seminaristas, religiosos e leigos”, afirma o seminarista do segundo ano de Filosofia do Seminário Provincial, Jhonata Silva Santos, 23 anos.

O seminarista destacou que os trabalhos estão gerando resultados: “Alguns dos frutos dessa formação já estamos colhendo. Toda a comunidade e as casas que acolheram os missionários nesses dias, já estão empolgados para as missões de Janeiro de 2020”. Ao decorrer da formação, os seminaristas ficaram hospedados nas casas de fiéis da comunidade de Mirante.

Segundo o seminarista responsável pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) e membro do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Rafael Moreira Campos, 31 anos, a expectativa para as missões que ocorrerão em 2020, em Mirante do Paranapanema, são as melhores possíveis. “A Semana Missionária sempre é uma experiência para efetivarmos o que o próprio Jesus nos pede ‘Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura!’” (Mc 16, 15).

O reitor do seminário diocesano de Presidente Prudente, Monsenhor Miguel Valdrighi ressaltou que a formação foi positiva. “O estudo que eles fizeram, foi muito bom, a convivência dos seminários maior e menor, o encontro com os paroquianos e por toda experiência de vencer a própria timidez e anunciar.”

A próxima experiência será do seminário menor nos dias 14 e 15 de setembro, em Itororó do Paranapanema (SP).

Formação

Durante a formação, os participantes puderam assistir a sete palestras, além das dinâmicas após cada apresentação.

Palestra e dinâmica 1 – Deus é amor

Palestra e dinâmica 2 – Pecado e salvação