22º Rebanhão de Carnaval reúne centenas de católicos em Presidente Prudente

Fiéis de toda região participaram do tradicional evento promovido pela Renovação Carismática Católica

Evandro Marques / Pascom Diocesana

05/03/2019

O 22º Rebanhão de Presidente Prudente já se tornou tradição na cidade. Com o tema “Deus nos amou primeiro”, cerca de mil pessoas entre crianças, jovens e adultos se reuniram durante o carnaval para rezar, cantar, aprofundar o conhecimento em Deus e viver momentos de espiritualidade.

O retiro aconteceu no IBC – Centro de Eventos e foi promovido pela Renovação Carismática Católica de Prudente, que completou 50 anos no Brasil em 2019. Durante o evento, ocorreram celebrações de missas, reflexões da palavra de Deus, louvor, oração, além de várias pregações. O evento teve duração de quatro dias. Por ocasião do carnaval, ele começou no dia 2 de março, sábado, e se encerrou no dia 5 de março, terça-feira.

Pessoas de todas as idades participaram do evento no IBC (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

A programação contou com a presença do bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos e o Monsenhor José Antonio de Lima, coordenador diocesano e diretor espiritual da RCC, além do padre Givaldo Luciano Rodrigues de Oliveira, atual assessor eclesiástico do Setor da Juventude, da Lucia Silverio, coordenadora estadual do Ministério de Intercessão e das irmãs Carmelitas.

Pregação no último dia de evento da coordenadora estadual de interseção, Lúcia Silvério (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

Segundo o coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica de Prudente, André Centoma Vieira, o evento deste ano cumpriu com o propósito. “O Rebanhão é um marco para a Diocese e tem como objetivo a evangelização. A organização começou desde janeiro. O evento deste ano foi maravilhoso!”, afirma André.

André é coordenador da RCC e vê o Rebanhão como um marco para a Diocese (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

Com mais de duas décadas de existência, o Rebanhão recebe pessoas de todas as idades. Iraci Santos Pereira tem 69 anos e já é a sexta vez que comparece no evento. “A gente sai daqui renovada. Realmente vem atrás de Cristo e o encontra”.

Iraci conta que teve dificuldades para participar do evento, porém conseguiu com a ajuda divina resolver a situação. “Este ano, eu não tinha nem dinheiro para a inscrição. Estava chegando perto do dia, minha amiga queria até pagar, mas eu não deixei. Aí eu disse: ‘Meu Deus do céu, será que esse ano eu não vou poder ir no Rebanhão?’. Faltando três dias, eu consegui o dinheiro”, destaca Iraci.

Os retiros religiosos nesse período é uma forma que alguns jovens encontram de estar mais perto Deus. Nanjaira Medeiros Soares, 19 anos, faz parte do Ministério de Música e optou por deixar de lado o feriado do Carnaval e vir ao Rebanhão. “Diferente do carnaval, esse evento traz paz e tranquilidade, sem aquela agitação. Um lugar que renovo minhas forças”, afirma Nanjaira que frequenta o evento há 3 anos.

Nanjaira diz que a mensagem que o Rebanhão deixa é de conversão (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

Para a coordenadora estadual de intercessão, Lúcia Fátima Lopes Silvério, 59 anos, que palestrou no evento, ressalta que o Rebanhão foi um verdadeiro encontro de Pentecostes. “As pessoas estão se perdendo porque elas não estão acolhendo esse amor que o Senhor derrama sobre o coração de cada um. Assim como o tema deste ano, nós temos que dizer a elas que nós amamos, porque Deus nos amou primeiro”, afirma a coordenadora.

De acordo com a Lúcia, “a Renovação [Carismática Católica] é um estilo de vida fundamentada no batismo do Espírito Santo”.

“A Renovação é um estilo de vida fundamentada no batismo do Espírito Santo”, afirma Lúcia (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

50 anos de RCC

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento da Igreja que surgiu em 1969 no Brasil e tem como objetivo vivenciar uma experiência de batismo no Espírito Santo. Neste ano, o movimento comemora o jubileu de 50 anos de história. Segundo o Monsenhor José Antonio de Lima, a RCC trouxe bastante frutos positivos. “É um ano de graças, porque a RCC proporcionou e favoreceu um grande processo de evangelização na Igreja. Eles têm uma dinâmica muito própria”, afirma o religioso.

“A RCC proporcionou e favoreceu um grande processo de evangelização na Igreja”, afirma Monsenhor José Antonio (Rodrigo Moraes / Pascom Diocesena)

De acordo com o André Centoma Vieira, coordenador da RCC, o movimento já está presente em cerca de 80% das paróquias da região. “A Renovação é um marco de conversão na vida das pessoas”, pontua André.