20ª edição do Caminhando com Maria reúne centenas de fiéis nesse feriado

Evandro Marques / Pascom Diocesana

03/05/2023

Logo no início da manhã dessa segunda-feira (01/05), às 6h, devotos de Nossa Senhora Aparecida estiveram reunidos na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP), para a 20ª edição do Caminhando com Maria. Centenas de pessoas participaram do percurso de 11 quilômetros até a Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado (SP).

Caminhada percorreu avenidas importantes de Presidente Prudente (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, esteve presente para dar a bênção. Além disso, fez uma reflexão, leu o Evangelho e enviou os devotos para a tradicional caminhada desse feriado nacional.

“Suplico a Deus que conceda a sua graça. Que a exemplo da Virgem Maria, sempre dócil ao Espírito Santo, deixemos a Palavra divina realizar maravilhas em nossos corações. Aprendamos a acolher esse grande conselho de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Participando dessa caminhada, peçamos a Deus para que conceda a todos nós um coração mariano, para que a exemplo dela, possamos ouvir a voz de Cristo”, destaca o bispo.

Bispo diocesano deu a bênção e abriu oficialmente o evento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Para celebrar os 20 anos do Caminhando com Maria, o evento foi realizado nos moldes das primeiras nove edições com um percurso ligando a Catedral a Chácara das Palmeiras. Esse local escolhido para o encerramento pertence aos coordenadores e idealizadores do movimento, José Reginaldo Ramos e sua esposa Claudinéia Rodrigues Ramos.

Caminhada

O dia ainda estava amanhecendo quando os fiéis saíram pelas principais avenidas de Presidente Prudente (SP). Animados pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, os devotos iam rezando, meditando e cantando com a Imagem Peregrina, trazida diretamente do Santuário Nacional de Aparecida.

Fiéis se reuniram às 6h na Catedral para dar início a caminhada (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Durante o percurso foram feitas três principais meditações: Caminhos ao Encontro de Maria, 7 dores de Nossa Senhora e Verdadeiro rosto de Maria. O trajeto teve duração de três horas.

Caminhada durou cerca de três horas (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Uma caravana veio de ônibus diretamente da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida localizada na cidade de Pirapozinho (SP). O pároco do local, padre Helitom Bigas da Silva, também esteve presente e caminhou com os fiéis.

Os devotos percorreram as avenidas Coronel José Soares Marcondes, Manoel Goulart, Salim Farah Maluf, Ana Jacinta, João Gomes, além da Rua Jesuel Pereira da Silva e a Rodovia Júlio Budisk (SP-501).

Soeli Miranda, 57, é paroquiana da Igreja São Francisco de Prudente e participou pela primeira vez do evento. “O que me motiva estar aqui é a fé em nossa Mãe Rainha. É um cansaço bom, de gratidão para estar aqui com ela, que é nossa protetora, intercessora.”

Outra devota que seguiu firme na caminhada foi a Maria Dolores Maldonado Ferreira, 77. “Essa é a segunda vez que venho e é maravilhoso. É um sentimento de alívio, paz, uma coisa maravilhosa. Esses eventos são muito bom para nossa mentalidade, para nossa Igreja.”

A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e a Polícia Militar garantiram a segurança dos devotos. Uma ambulância também foi disponibilizada pela Prefeitura de Presidente Prudente para atender os fiéis.

Evento contou com apoio da Semob e da Polícia Militar (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Santa Missa

Após a chegada da Imagem Peregrina na Chácara, houve uma Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano em uma estrutura montada no local. Na ocasião, também foi celebrado o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Padre Alex João de Santana (Paróquia Santa Rita de Cássia – Presidente Prudente) concelebrou com o bispo.

Santa Missa na chácara encerrou o evento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na homilia, Dom Benedito destacou as qualidades de Nossa Senhora. “Maria é a grande discípula missionária de Cristo Jesus, ela é exemplo para todos nós que queremos alcançar a plenitude e a glória celeste. Ninguém mais que a Virgem Maria alcançou a vida plena. Ela abraçou a plenitude da santidade.”

O bispo orientou ainda para que, a exemplo da Mãe de Jesus, que cada um aprenda a se tornar servo de Deus. “Seja em momentos alegres ou difíceis, aprendamos a seguir Jesus, caminho que nos conduz ao céu.”

Imagem Peregrina veio diretamente do Santuário Nacional de Aparecida (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

“Esse Caminhando com Maria foi especial. Avaliamos como positivo e prazeroso, onde, sobre a presença da Imagem Peregrina, nos faz acreditar que teremos sempre a proteção dela para nossas famílias. Ouvi um padre dizer assim: ‘Mãe Maria, derrama suas bençãos sobre nós, e nos ajude a superar as dificuldades’. É isso que nos move a realizar esse evento. Para a coordenação e para nosso diretor espiritual, Dom Benedito, o evento superou todas as nossas expectativas! Que o amor de nossa Mãe Maria, continue nos acompanhando e iluminando nossos corações. Viva Jesus, Salve Maria”, afirma o coordenador do evento.

José Reginaldo Ramos e sua esposa Claudinéia Rodrigues Ramos emocionados na chegada da chácara (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Veja abaixo um vídeo com os principais momentos do evento:

(Vídeo: Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Após a missa, houve um café da manhã para os devotos. A empresa SOU (Sistema de Ônibus Urbano) disponibilizou ônibus para o retorno dos participantes para a Catedral.