Paróquia mais nova da Diocese realizou a quinta celebração em honra a padroeira (Gabriela Vicente / Pascom N. S. Rainha dos Apóstolos)

Coroação e distribuição de bolos marcam Dia da Rainha dos Apóstolos

Durante a celebração também houve a consagração à Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em Presidente Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

22/08/2019

Na noite de quarta-feira (22), a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos de Presidente Prudente (SP) realizou a missa da padroeira. A celebração foi presidida pelo padre David Aparecido Bezerra da Silva, que refletiu sobre a história bíblica de Maria.

“De fato, Deus escolheu a Virgem Maria. Não por acaso, mas foi os méritos de Jesus que ela alcançou os céus de corpo e alma”, afirma o padre.

Segundo o sacerdote, o título de Rainha dos Apóstolos foi atribuído à Nossa Senhora pelo Papa Pio XII, que escreveu o documento papal Ad Caeli Reginam (Rainha do Céu) reconhecendo Maria como Rainha da Igreja.

“Deus concede a ela [Maria] a realeza. Não é ela comparado a Cristo, mas a realeza de trazer ao mundo, com seu sim, o nosso Salvador”, ressalta o padre.

Logo no início da missa, que foi transmitida ao vivo no Facebook, representantes de 15 comunidades, que pertencem à paróquia, entraram com a imagem dos respectivos santos padroeiros e as colocaram no presbitério.

Ao todo, 15 comunidades rurais e urbanas foram representadas
(Gabriela Vicente / Pascom N. S. Rainha dos Apóstolos)

De acordo com o padre, “se nós dizemos que amamos a Jesus Cristo e não amamos a Maria, não amamos a Jesus Cristo. Não tem como comungarmos Jesus, sem comungar também a Virgem Maria”.

No final da celebração, crianças da catequese realizaram a coroação da imagem. Esse gesto simbólico manifesta o carinho que os católicos têm pela Mãe de Deus. Também houve a distribuição de algumas rosas, consagração à Nossa Senhora e sorteio de uma imagem da santa.

Coroa e manto fizeram parte do ritual de coroação de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Gabriela Vicente / Pascom N. S. Rainha dos Apóstolos)

O álbum completo das fotos do Dia da Padroeira você pode conferir na página do Facebook da Diocese.

A paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos é a última Igreja elevada na Diocese de Presidente Prudente. A fundação ocorreu no dia 8 de abril de 2015.

Neste mês de agosto, a paróquia já realizou peregrinação, 5ª Grande Festa, almoço beneficente e a novena com padres de várias paróquias da diocese.

Peregrinação percorreu comunidades que pertencem a Paróquia
(Pascom paróquia N. S. Rainha dos Apóstolos)

A aposentada Maria Antônia dos Santos, 59, conta que já participa há anos na comunidade e teve vários livramentos. “Maria passa na frente, é minha intercessora. Tudo que a gente precisa, ela sempre pede para Jesus”, afirma Maria durante a celebração do Dia da Padroeira.

Bolo da Rainha

No encerramento, os fiéis que participaram da missa receberam pedaços do “Bolo da Rainha”. Ao todo, 1.417 pequenos pedaços do bolo, com ingredientes doados pela comunidade, foram produzidos por sete mulheres. Edvânia Ribeiro de Souza, 52, disse que é a primeira vez que participa da equipe de montagem do bolo.

“É muito gratificante servir a Deus. Foi muito importante fazer parte da montagem desse bolo e eu pedi muito para Deus para que isso acontecesse, não tenho nem palavras do quanto foi bom”, afirma Edvânia.

Edvânia, Ângela, Rose, Lucimeire e Cristina confeccionaram o Bolo da Rainha
(Cristina / Cedida)

Testemunho

A secretária Ivanete Aparecida Hass Vieira, 40, conta que há quatro anos foi diagnosticada com câncer de mama e teve que fazer a retirada total dos dois seios. Segundo ela, foi durante a semana da padroeira que aconteceu a cirurgia: “Naquela semana, eu fui nas missas até o dia do meu internamento e pedi muito para que a Rainha me curasse. Fiz a cirurgia no dia 21 de agosto de 2015 e Graças a Deus deu como cura”, explica.

Atualmente, Ivanete é secretária da paróquia e acredita que foi ali dentro que sua fé cresceu. “Sempre coloque a Mãe na frente, porque ela vai abrindo os caminhos e tomando as providências e o filho Jesus vem atrás dela realizando os milagres”, ressalta Ivanete Vieira.

Ivanete conta que foi curada durante a Semana da Rainha que aconteceu em 2015 na paróquia  (Xororó Andrade / Pascom N. S. Rainha dos Apóstolos)