Presidente Prudente promove Semana Nacional da vida com palestrantes internacionais

23/09/2021

Aborto, eutanásia, suicídio assistido, células-tronco, pena de morte, contracepção e até vacina contra a Covid-19. Esses são alguns dos principais temas que serão discutidos na 1ª Semana Nacional da Vida, organizada pela Comissão em Defesa da Vida da Diocese de Presidente Prudente. O evento será de 1 a 9 de outubro, totalmente on-line e gratuito, com a participação de 11 palestrantes de 10 países.

“O objetivo dessa Semana é defender a vida do planeta e do ser humano, desde pessoas no ventre materno até a sua morte natural, passando por todas as etapas da vida. Nós faremos isso numa base cristã católica, evangélica, com o apoio de diversos segmentos da sociedade, porque realmente a vida é um presente de Deus e precisamos valorizá-la enquanto imagem e semelhança dEle”, explica Talmir Rodrigues, atual coordenador da Comissão Diocesana de Defesa da Vida na diocese local.

Os 11 conferencistas internacionais irão participar diretamente dos Estados Unidos da América, Índia, Holanda, Filipinas, Inglaterra, Polônia, Quênia, Canadá, Equador, além do Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook e canal do YouTube da Diocese de Presidente Prudente, o que facilitará o acesso em qualquer lugar do mundo.

Interação cultural e científica

Durante toda a Semana Nacional da Vida serão mais de 15 horas de discussão sobre assuntos relacionados à vida humana, com relatos de experiências do mundo todo. Haverá uma equipe que fará a tradução simultânea entre a Língua Portuguesa e Inglesa, devido ao idioma dos participantes.

“Essa Semana não é importante somente para os católicos, mas também para todas as pessoas de boa vontade que veem na vida um valor absoluto. É um evento importantíssimo, porque irá possibilitar a interação entre as diversas culturas, a nível mundial, dando informações de cada uma sobre a defesa da vida e da família. Fortalecendo a família, vamos fortalecer a sociedade! ”, defende Roberto Vertamatti, atual coordenador da Comissão Regional da Defesa da Vida do Regional Sul 1.

Além da tradução, para garantir a acessibilidade, os nove dias de palestras terão interpretação por meio da Língua Brasileira de Sinais. O público poderá participar do evento enviando comentários e perguntas que serão encaminhadas aos palestrantes.

Adesão

A Semana Nacional da Vida está recebendo adesões de diversos bispos brasileiros, dentre eles, nove estão confirmados no evento, como Dom Ricardo Hoepers, atual bispo referencial do Setor Vida e Família, Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde em nível nacional, e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese de Presidente Prudente e atual referencial para a Pastoral da Saúde no Regional Sul 1. O jurista Ives Gandra Martins fará o fechamento das palestras.

“É um evento que nos empenhamos em mostrar a riqueza que é a vida, maior dom que nos foi confiado por Deus, dando mais fundamentos para que a pessoa tenha condições de combater tudo aquilo que denigre a vida. Sejamos assim um propagador, um defensor e busquemos preservar, propagar, lutar, para que cada vez mais esse dom da vida cresça e floresça entre nós”, destaca Dom Benedito Gonçalves.

Ideia

A Semana Nacional da Vida é uma iniciativa criada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocorre todos os anos, nas primeiras semanas de outubro, como forma de conscientização sobre assuntos relacionados à vida. Aproveitando o momento, Talmir teve a iniciativa de idealizar um evento com palestrantes internacionais como forma de celebrar a data.

“A ideia de realizar um evento internacional sobre este tema surgiu quando, em 1997, o papa João Paulo II visitou o Brasil e diversos estrangeiros vieram para Presidente Prudente. Aqui foi realizado um Congresso Internacional em Defesa da Vida e, por conta da pandemia, não foi possível mais repetir o encontro presencial no Brasil. Então resolvemos fazer um evento on-line”, recorda Talmir.

Serviço

A programação da 1ª Semana Nacional da Vida foi montada pensando no fuso horário dos países estrangeiros, com conferências nos três períodos do dia. Você poderá acompanhar as lives pela página da Diocese de Presidente Prudente (Facebook.com/DiocesePrudente) ou pelo canal no YouTube (Youtube.com/DiocesePrudente). Não haverá inscrição e após a transmissão do evento, todo conteúdo ficará disponível em stream para acesso.

No dia 3 de outubro, a atenção do evento se volta para São Paulo (SP) onde haverá a Marcha pela Vida 2021, a partir das 9h. O momento contará com a tradicional caminhada até a Catedral da Sé e prossegue com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Odilo Pedro Scherer.

A Pastoral da Comunicação Diocesana está responsável por conduzir a parte técnica e de divulgação. Caso tenha dúvidas ou queira mais informações sobre o evento, mande um e-mail para comunicacaodefesadavida@gmail.com.