Diocese de Presidente Prudente acolhe 40º Encontro Missionário Estadual

06/06/2023

Dos dias 2 a 4 de junho, mais de 100 missionários participaram do 40º Encontro Missionário Estadual promovido pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE) em parceria com a Diocese de Presidente Prudente. O evento foi realizado no Centro Diocesano de Formação e contou com a presença de inúmeras dioceses, bispos, mais de 12 padres, seminaristas, religiosos(as) e leigos(as). Ao todo, 105 pessoas realizaram este encontro.

Encontro durou três dias e contou com missas, palestras, testemunhos e confraternização (COMIDE / Reprodução)

Como parte da programação, no primeiro dia, os missionários contaram com a palavra do bispo presidente do COMIRE e referencial da Ação Missionária, Dom José Carlos Chacorowski, CM, e também do coordenador COMIRE SUL 1, padre Marcelo Delalibera.

Na sequência, houve uma Santa Missa de Abertura com acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que veio diretamente do Santuário Nacional de Aparecida. A celebração foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida participou do encontro (COMIDE / Reprodução)

No segundo dia, logo cedo, os participantes participaram da Santa Missa presidida por Dom José Carlos. Logo mais, houve um café da manhã e duas colocações com o tema: “Igreja de São Paulo, ide aos confins do mundo”, conduzida pelo padre Antonio Niemiec, secretário das POM (Pontifícias Obras Missionárias).

No período da tarde, houveram momentos de animação, apresentação dos organismos, sorteios, formação e apresentação dos grupos, testemunhos, considerações finais do secretário e um jantar cultural.

Missionário de várias partes do estado participaram do evento (COMIDE / Reprodução)

O terceiro e último dia foi marcado pela oração do Terço Missionário, palavra do padre Marcelo Delalíbera sobre a importâncias dos COMIPAS e COMIDIS para a Ação Missionária, sorteios e Santa Missa de Envio e apresentação da sede do próximo encontro estadual.

Bispos e padre reunidos na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (COMIDE / Reprodução)

O trabalho desenvolvidos nesse dia foi fruto da articulação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDE), COMISE, pastorais, paróquias e o ECC. Atualmente, o padre Sanderson Vergara é o assessor eclesiástico na Diocese.

“O encontro foi muito frutuoso. Agradeço especialmente aos leigos de nossa Diocese que ajudaram na estrutura para realizarmos este evento e também às diversas famílias que acolheram os missionários em suas casas. Deus abençoe a todos. Juntos na missão!”, destaca o padre Sanderson.

Padre Sanderson, assessor eclesiástico na Diocese, durante participação no evento (COMIDE / Reprodução)

O próximo Encontro Estadual do COMIRE será em São Carlos (SP), dos dias 31 de maio a 2 de junho de 2024.