Conheça o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Sobriedade na Diocese

10/07/2023

Com o objetivo de ser a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química, a Pastoral da Sobriedade conta com cerca de 180 agentes capacitados na Diocese de Presidente Prudente para ajudar nesse trabalho.

Acampamento da Pastoral da Sobriedade em Presidente Venceslau (Pastoral da Sobriedade / Cedida)

“Somos uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão”, destaca o padre Ricardo de Souza Abraham, assessor eclesiástico.

Osvaldo Cavaliere, 61, está há 18 anos contribuindo nessa pastoral e assumiu a coordenação há três anos. “Estou na sobriedade por ser pecador e ter vícios. Aprendi a falar, conheci a Palavra de Deus, me apaixonei por ela e minha vida é acolher, ouvir e levar ajuda a todos os irmãos que precisam. A Pastoral da Sobriedade transformou minha vida.”

Segundo o coordenador, o grupo auxilia todos aqueles que, por algum motivo, se perderam pelo caminho e, por causa dos prazeres do mundo, se afastaram de Deus. Para isso, contam anualmente com cursos de formação e atualização para agentes, momentos de espiritualidade na Diocese a cada semestre, bem como a Caminhada da Sobriedade, Retiro PHN e o Acampamento da Sobriedade.

Formação e Atualização para Agentes da Pastoral da Sobriedade (Pastoral da Sobriedade / Cedida)

A pastoral também conta com 35 intercessores no WhatsApp que, em cada quinta-feira, rezam pelos agentes e dependentes. Na Diocese, 14 paróquias possuem a Pastoral da Sobriedade instalada e existe uma parceria com clínicas de recuperação e auxílio da equipe multidisciplinar do Hospital Regional de Presidente Prudente.

“Temos cinco ciclos com doze passos e em cada semana vivenciamos os ‘Passos da Sobriedade’. As reuniões são realizados em locais mas discreto, onde acolhemos todos, temos louvor, leitura da Palavra referente ao passo, reflexão, oração e o mais importante: a partilha, onde os irmãos, abrem o coração e ajudam os outros que ali participam do grupo”, destaca Osvaldo.

Por fim, os agentes também atuam em presídios, na Casa Santa Terezinha da Providência de Deus, na Colônia Santa Clara de Assis (SP) e no Lar São Miguel Arcanjo.

Serviço

Para participar da Pastoral da Sobriedade, os interessados devem procurar informações nas paróquias ou por meio da Cúria Diocesana.

No site oficial da Pastoral, os dados dizem que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos. Sendo assim, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente.

Evento PHN realizado em Anhumas (Pastoral da Sobriedade / Cedida)