Apostolado Eucarístico de Prudente ganha relíquia inédita de São João Paulo II

06/08/2021

Neste ano, o Apostolado Eucarístico São João Paulo II da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP), conseguiu um fato inédito: a partir dos próximos dias, o grupo receberá, de presente, uma relíquia de São João Paulo II.

Tudo ocorreu após um missionário e sacerdote polonês, padre Zdzislaw, amigo do coordenador do apostolado, embarcar para a Polônia e visitar o Cardeal Stanisław Dziwisz, ex-secretário papal e amigo pessoal do Papa São João Paulo II. Na ocasião, o padre falou sobre a existência do grupo prudentinos e do amor a Jesus Eucarístico e a São João Paulo II.

Cardeal Stanisław Dziwisz entregando relíquia ao padre missionário (Juliano Lanziani / Cedida)

“No dia 28 de julho, o padre me enviou uma mensagem com foto, dizendo que tinha um presente do cardeal, onde fui surpreendido ao ver e confirmar que era a relíquia, do nosso saudoso e amado Papa, que estaria vindo para o nosso apostolado”, conta Juliano Rodrigues Lanziani, fundador e atual coordenador.

Imagem da relíquia enviada pelo padre missionário ao coordenador do apostolado (Juliano Lanziani / Cedida)

A relíquia

A relíquia de 1º grau será uma das únicas do Estado de São Paulo. “Sabemos que não é uma relíquia de qualquer Santo, mas na verdade é o sangue de um Papa que marcou a história moderna da nossa Igreja por 26 anos, sendo o terceiro maior pontificado, inclusive, ainda muitos de nós comungamos de seus ensinamentos, testemunho e presença marcante”, explica Juliano Lanziani.

Será a segunda vez que o grupo receberá uma relíquia do Santo, porém agora de forma fixa. “Digamos que uma mistura de ansiedade e saudade em rever um velho amigo e, com certeza, ele gostou ao ponto de vir morar pertinho de nós, aqui na Diocese de Presidente Prudente”, destaca o coordenador.

Em 2020, a relíquia visou o Oeste Paulista e passou por 15 paróquias, em um mês de peregrinação.

Relíquia durante peregrinação na diocese em 2020 (Juliano Lanziani / Arquivo)

Chegada

A relíquia já chegou no Brasil na manhã do dia 4 de agosto, mas ainda não tem data estabelecida para chegar na Diocese. “Estamos correndo para providenciar um relicário ‘equivalente’ há sua ‘importância’ e assim receber e depositar a relíquia no relicário de forma digna, para a veneração de todo povo de Deus na região”, enfatiza Juliano Lanziani.

Em breve, o site da diocese divulgará as datas e eventos especiais para receber a relíquia aqui na região.

Serviço

A tradicional Adoração Silenciosa continua todas as terças-feiras, após a Santa Missa na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP). A igreja fica localizada na Rua Prudente de Moraes, 692, no Jardim Aviação.

“Iremos organizar, uma vez ao ano, a visita da Santa Relíquia de sangue do Papa São João Paulo II as paróquias e comunidades, possibilitando que milhares de católicos da nossa diocese possam estar venerando e fortalecendo sua fé diante da relíquia”, afirma o coordenador.

Apostolado Eucarístico se reúne todas as terças, na Paróquia Santa Rita (Juliano Lanziani / Cedida)