73ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada em Presidente Epitácio

17/08/2021

No domingo (15/08), os municípios de Presidente Epitácio (SP) e de Bataguassu (MS) se uniram para celebrar a 73ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, sem a presença de fiéis. Logo cedo, a Imagem saiu da capela localizada no Distrito de Nova Porto XV e foi levada por meio de uma procissão pluvial pelo Rio Paraná até o píer turístico de Presidente Epitácio (SP). Barcos da Polícia Militar Ambiental (PMA), da Marinha e do Corpo de Bombeiros participaram do evento.

Padre Enzo Campagna durante recepção da Imagem no píer (Sandra / Pascom São Jerônimo)

Na sequência, a Santa foi levada até o Pavilhão de Eventos na Orla, onde foi celebrada uma Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. Os sacerdotes das três paróquias do município, padre Arnaldo Felix Pereira e padre Enzo Campagna, ambos da Paróquia São Jerônimo Emiliani, padre Evandro Carbonário e padre Milton Gonzaga de Lima da Paróquia Sagrada Família, e o padre Gerisvaldo Silva Viana da Paróquia São Pedro, concelebraram com o bispo.

Bispo e padres durante Missa no Pavilhão de Eventos da Orla (Pascom São Jerônimo / Arquivo)

Cerca de 500 fiéis acompanharam a celebração, que contou com a presença de autoridades políticas de Bataguassu (MS). Ao final, houve uma carreata de volta ao píer e retorno da Imagem.

Comunidades se organizaram para recepcionar a Imagem (Sandra / Pascom São Jerônimo)

Há 73 anos, o evento une as Paróquias São Pedro, São Jerônimo Emiliani e Sagrada Família para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes, em comunhão com a comunidade católica de Bataguassu.