BIOGRAFIA

Dom José Maria Libório Camino Saracho
Nascimento: 13/11/1931

Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, nasceu em Santuareviscaya no país Basco, em 13 de novembro 1931. Fez seus estudos básicos no Seminário Menor de Castilho Elejabeitia e de Vitória, ambos na Espanha.

Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitória, completando os estudos de Teologia no Seminário de Dério na Espanha. Em seguida, foi para o Seminário da nova Diocese de Bilbao, também na Espanha. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial. Dom José Maria foi ordenado Presbítero em 6 de julho de 1958. No mesmo ano até 1967 foi Prefeito de Disciplina e Professor no Seminário de Derio na Espanha.

Em 1967 veio, como missionário, para o Brasil. Após três anos como Bispo Auxiliar de São Miguel Paulista (SP), foi nomeado pelo papa João Paulo II, Bispo Diocesano de Presidente Prudente no dia 20 de fevereiro de 2002. Tomou posse na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente em 7 de abril de 2002, se tornando o 4° bispo da diocese. Seu mandato foi até o ano de 2008.

*Com informações do livro Polianteia Diocesana

Onda Viva