Santa Missa marca abertura do ano letivo na Faculdade João Paulo II em Marília

07/02/2024

Nessa terça-feira, 6 de fevereiro, a Faculdade João Paulo II (Fajopa) de Marília (SP), responsável pela formação dos seminaristas maiores da diocese, deu início as atividades do ano letivo de 2024.

Durante a manhã, ocorreu a aula inaugural do curso de Teologia, com o tema “Paul Ricouer e a teologia do encontro”, ministrada pelo padre André Lemos. Já no período da tarde, primeira aula do curso de Filosofia com o tema “A gênese de uma filosofia em perspectiva decolonial”, cujo palestrante foi o professor doutor Welder Marchini.

Ao anoitecer, uma Santa Missa marcou a abertura das aulas na instituição. A celebração ocorreu na capela interna do Seminário Provincial e contou com a presença de membros da Fajopa, seminaristas, padres formadores e dos bispos Dom Luiz Antônio Cipolini (Diocese de Marília), Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Diocese de Presidente Prudente) e Dom Argemiro Azevedo (Diocese de Assis), que presidiu missa.

Bispos da Sub-Região de Botucatu e padres formadores estiveram presentes (Seminário Interdiocesano / Cedida)

Na ocasião, Dom Benedito proferiu a homilia e o padre Anderson Félix da Silva foi apresentado como vice-reitor do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. O dia encerrou com um jantar de confraternização.

Missa ocorreu na capela interna da instituição (Seminário Interdiocesano / Cedida)

Atualmente, a Diocese de Presidente Prudente conta com cinco seminaristas na etapa do discipulado inseridos no curso de Filosofia e nove seminaristas na etapa de configuração passando pela formação em Teologia no Seminário Interdiocesano (foto da capa da matéria).

A Fajopa é uma faculdade que tem sete dioceses (Araçatuba, Assis, Bauru, Ourinhos, Lins, Marília e Presidente Prudente) da Sub-Região de Botucatu como entidades mantenedoras.

Serviço

A Faculdade João Paulo II conta com aulas presenciais e na modalidade EAD, que estão disponíveis a comunidade. Ela possui reconhecimento dos cursos de Filosofia e Teologia – Bacharelado oficializado por meio da Portaria MEC 481 de 16 de agosto de 2006. Além disso, os diplomas são registrados pela Universidade de São Paulo (USP).

A sede da instituição fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 531, Vila São Miguel, em Marília (SP), e conta com polo de apoio EAD em Presidente Prudente (SP).