Pastoral da Saúde promove encontro de articulação e reflexão em Presidente Prudente

20/02/2024

Na manhã do dia 18 de fevereiro (domingo), no auditório da Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP), estiveram reunidos os coordenadores e vice-coordenadores paroquiais da Pastoral da Saúde da Diocese de Presidente Prudente com a presença do assessor eclesiástico da mesma pastoral, padre Marcos Paulo Cestare de Souza. O encontro contou com representantes de 50 paróquias, totalizando cerca de 100 pessoas.

A reunião ocorreu em dois momentos: o 1° foi formativo, um estudo aprofundado da Carta do Papa Francisco para o XXXII Dia Mundial do Doente, cujo tema proposto foi: “Não é conveniente que o homem esteja só!”, cuidar do doente, cuidando das relações.

Um dos pontos abordados neste texto foi a reflexão do Papa Francisco: “Faz-nos bem voltar a ouvir esta frase bíblica: «não é conveniente que o homem esteja só». É pronunciada por Deus ao início da criação, revelando-nos assim o significado profundo do seu projeto para a humanidade, mas ao mesmo tempo também a ferida mortal do pecado, que se introduz gerando suspeitas, fraturas, divisões e consequente isolamento. Este atinge a pessoa em todas as suas relações: com Deus, consigo mesma, com o outro, com a criação. Tal isolamento faz-nos perder o significado da existência, tira-nos a alegria do amor e faz-nos provar uma sensação opressiva de solidão nas sucessivas passagens cruciais da vida.”

Dezenas de voluntários de toda diocese participaram do encontro (Pastoral da Saúde / Cedida)

Assim, seguiram para a 2º momento da reunião, conduzido pela coordenadora diocesana, Helena Corrêa Cassiano, onde o tema principal foi a necessidade de uma Pastoral da Saúde forte e engajada nas ações sociais nas três dimensões da pastoral: 1ª Solidária, 2ª Comunitária E 3ª Sociotransformadora (antiga dimensão político-institucional).

Helena Cassiano, coordenadora diocesana, promoveu a segunda reflexão (Pastoral da Saúde / Cedida)

Na sequência foram entregues os calendários da Pastoral da Saúde, comunicadas as datas mensais das reuniões e a data do VII Congresso Diocesano, que será no dia 1° de setembro (domingo) no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP).

As reuniões mensais ocorrem toda 2ª terça-feira, das 14h às 16h, no Centro Catequético da Catedral São Sebastião.

*contribuição do Padre Marcos Paulo Cestare de Souza.