Organismos da diocese lançam programação da Semana Nacional da Vida 2022

31/08/2022

Dos dias 1 a 9 de outubro, diversos organismos da Diocese de Presidente Prudente estão unidos para promover a Semana Nacional da Vida. A programação de 2022 será totalmente presencial e contará com diversas palestras em paróquias da região.

“A programação foi pensada dentro da defesa da vida desde a fecundação até a morte natural, passando pela discussão da gravidez, aborto, suicídio, eutanásia e a valorização das pessoas com necessidades especiais”, destaca o coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Talmir Rodrigues.

Fazem parte da organização do evento o Setor Vida e Família da CNBB pela Pastoral Familiar, a Comissão Diocesana em Defesa da Vida, além das pastorais da Criança, da Juventude, da Saúde, dos idosos, da sobriedade e diversas entidades da maior cidade da região.

Em 2021, devido a pandemia, o evento foi totalmente on-line e contou com conferencistas de várias partes do mundo. Neste ano, as paróquias se organizam para celebrarem a Santa Missa e dar espaço para diversas palestras sobre assuntos referentes à vida.

Programação

Durante os nove dias de evento, serão discutidos temas como suicídio, estado terminal e paliativos, proteção do animais e do planeta, mistanásia e defesa da vida, além dos documentos científicos e da igreja. Também estão sendo organizados momentos de vigília e caminhada por ruas de Presidente Prudente (SP) com o Santíssimo Sacramento.

Foi agendado uma participação de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, na sessão solene na Câmara de Vereadores de Presidente Prudente (SP) para apresentar o evento e propagar a vida.

Veja a programação completa abaixo:

01/10 (Sábado)

19h30 – Missa de abertura na Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente (SP).

Tema da palestra: Suicídio com o Pe. Tiago Carvalho.

02/10 (Domingo)

Cada paróquia promoverá sua atividade.

03/10 (Segunda-feira)

19h – Missa na Catedral São Sebastião de Presidente Prudente (SP).

Tema da palestra: Estado terminal e cuidados paliativos com a Dra. Assunção e Pe. Adilson.

04/10 (Terça-feira)

19h30 – Missa no Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP).

Tema da 1ª palestra: Proteção dos animais com João Celso Russi.

Tema da 2ª palestra: Proteção do Planeta com Thadeu Henrique Novais Spósito.

05/10 (Quarta-feira)

19h30 – Missa na Paróquia Santa Terezinha de Mirante do Paranapanema (SP).

Tema da palestra: Mistanásia e defesa da vida com Pe. Tiago Calçado.

06/10 (Quinta-feira)

19h30 – Sessão solene na Câmara de Vereadores de Presidente Prudente (SP) com Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano

07/10 (Sexta-feira)

19h30 – Missa Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP).

Tema da palestra: Documentos Científicos e da Igreja.

Logo após, Vigília com Pe. Anderson, Pe. Éverton, Pe. Tiago Carvalho e Seminaristas.

08/10 (Sábado)

8h30 – Caminhada das Vida saindo da Catedral São Sebastião em direção ao Santuário Nossa Senhora Aparecida e, por fim, Santuário Nossa Senhora do Carmo (Maristela).

Logo após, Santa Missa com o Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano.

09/10 (Domingo)

10h30 – Missa das Crianças no Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP), com bênção dos animais, presidida pelo padre Rodrigo Gomes.

16h30 – Caminhada com o Santíssimo Sacramento, saindo da Capela do Rosário, na Avenida Juscelino Kubitschek, 3.780, Presidente Prudente (SP), em direção a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque dos Pinheiros, Álvares Machado (SP).

Logo após, às 19h, Missa de Encerramento da Semana da Vida presidida pelo bispo diocesano.

Ideia

A Semana Nacional da Vida é uma iniciativa criada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocorre todos os anos, nas primeiras semanas de outubro, como forma de conscientização sobre assuntos relacionados à vida.