Movimento mariano: conheça mais a história do Caminhando com Maria

Pastoral da Comunicação

09/04/2024

Ao longo de 21 edições, mais de 50 mil pessoas tiveram a oportunidade de caminhar ao lado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida. Todos os anos, o movimento Caminhando com Maria organiza uma programação especial para honrar a Mãe de Deus na Diocese de Presidente Prudente.

Coordenação do evento vai anualmente ao Santuário buscar a Imagem Peregrina (Pascom Diocesana / Arquivo 2022)

“O objetivo é mostrar a fé na mãe de Jesus, mostrar para aqueles que não acreditam que Jesus teve uma mãe, fomentar a fé do fiel católico e mostrar a força dos devotos de Nossa Senhora Aparecida”, ressalta o coordenador José Reginaldo Ramos.

Anualmente, no dia 1º de maio, feriado nacional, o movimento se organiza para trazer a Imagem Peregrina e realizar uma caminhada por ruas e avenidas da maior cidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente (SP). Além de fazer parte do calendário oficial da Diocese, o Caminhando com Maria integra as datas comemorativas da cidade de Presidente Prudente, mobilizando o turismo religioso da região.

“O evento funciona da maneira mais simples possível, como foi Maria em toda sua simplicidade: começamos a preparação sempre seis meses antes, com reuniões da equipe com nosso bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Hoje contamos com 12 casais membros da coordenação e alguns empresário que colaboram financeiramente afim de custear as despesas”, explica Reginaldo.

Bispo diocesano é o diretor espiritual do movimento (Pascom Diocesana / Arquivo 2023)

A Imagem Peregrina utilizada no evento é de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Foi através dela que surgiu a ideia do evento, recebemos graças rezando e pedindo a intercessão da Mãe Aparecida. Ao longo dessas edições, muitos pedidos foram atendidos, relatos de milagres realizados por obra da intercessão dela”, enfatiza o coordenador.

História

O Caminhando com Maria teve início no ano de 2003 pela iniciativa do casal Claudinéia Rodrigues Ramos e José Reginaldo Ramos, atuais coordenadores. Segundo eles, a motivação de criar este evento surgiu após uma série de atos protestantes de menosprezo à imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Casal foi o responsável por organizar o evento que completa 21 edições (Pascom Diocesana / Arquivo 2023)

A primeira edição foi no dia 23 de abril de 2003 e o trajeto saiu da Catedral São Sebastião em direção a chácara do casal, em Álvares Machado (SP). Na ocasião, cerca de 100 pessoas participaram. “Esta edição foi a que mais me marcou devido a persistência na época, porque não tínhamos apoio de quase ninguém, mas reunimos alguns amigos e a caminhada foi realizada”, conta Reginaldo.

Até a 9ª edição do Caminhando com Maria, devotos faziam caminhada com a Santa em direção à zona rural de Álvares Machado – 2009 (Equipe de Comunicação Caminhando com Maria / Cedida)

Durante nove anos, o evento foi realizado nesse percurso. Naquela época, não havia muita divulgação e era voltado à comunidade da Catedral. Dali pra cá, o Caminhando com Maria foi crescendo e atraiu mais devotos. O bispo diocesano também foi convidado a ser o diretor espiritual e um novo percurso foi escolhido para acolher a todos.

“A partir da 10ª edição, o evento passou a ser diocesano, saindo da Catedral em direção ao Parque do Povo, onde reuniu mais de 10 mil fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida”, destaca Reginaldo.

Desde 2013, maior evento mariano da região integra o calendário diocesano e reúne milhares de fiéis no dia 1º de maio – 2013 (Equipe de Comunicação Caminhando com Maria / Cedida)

Outros locais também foram escolhidos para receber o evento como o IBC e o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente.

Em 2022, caminhada foi até o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Pascom Diocesana / Arquivo 2022)

Além da tradicional caminhada pelas ruas, o movimento também contempla peregrinações nas paróquias de toda Diocese. Os sacerdotes solicitam a presença da Imagem e ela é levada às comunidades.

“É um evento que tratamos com o coração! O carinho que temos pela mãe de Jesus é indescritível. Essa equipe de coordenadores já está junta há mais de 10 anos. São pessoas que acreditam e veneram Nossa Senhora Aparecida como a mãe amorosa que protege seus filhos de todo mal. Ela representa pra todos nós o amor, o ‘sim’, o perdão, a caridade e tudo em nossa vida passa pela mãe antes de chegar ao seu filho Jesus, nosso Salvador”, conclui o coordenador.

Caminhada de 2024 terá percurso de 11km por ruas e avenidas de Presidente Prudente e Álvares Machado (Pascom Diocesana / Arquivo 2023)

Programação

Em 2024, o Caminhando com Maria chega a sua 21ª edição. A programação especial deste ano receberá o missionário redentorista, irmão Alan Zuccherato, que irá animar o evento ao lado do bispo diocesano.

No dia 27 de abril (sábado), às 17h, haverá a recepção da Imagem Peregrina na frente da Uniesp (Av. Cel. José Soares Marcondes, 6093, Jardim Aeroporto), em Presidente Prudente (SP). De lá, sairão em carreata até a Catedral São Sebastião, onde será celebrada a Missa com o bispo diocesano, às 19h. A Imagem ficará exposta para veneração até o dia 30 de abril no local.

No dia 1º de maio (quarta-feira), feriado nacional, haverá Missa às 6h, na Catedral São Sebastião. Como gesto concreto, a organização pede que cada um leve 1kg de alimento não perecível para ser doado.

A tradicional caminhada está prevista para 6h40 e seguirá até a Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado (SP). Cantando e rezando, os fiéis caminharão por cerca de 11km por ruas e avenidas da cidade. Ônibus foram solicitados pela organização para fazer o transporte dos devotos para a Catedral no fim do evento.

Quem for participar, as recomendações são: use sapato e roupa confortáveis; passe protetor solar e leve água. Agentes da SEMOB e da Polícia Rodoviária farão as orientações no trânsito. Também foi solicitado uma ambulância para ficar a disposição.

Peregrinação nas comunidades

Paróquias da Diocese já solicitaram a presença da Imagem Peregrina a partir de maio. Veja a programação:

  • 01 a 05 de maio (quarta a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
  • 05 a 12 de maio (domingo a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia São Pedro (Presidente Prudente);
  • 12 a 14 de maio (domingo a terça) – Peregrinação da Imagem no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente);
  • 15 a 19 de maio (quarta a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia São José (Presidente Prudente);
  • 20 a 26 de maio (segunda a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Presidente Venceslau);
  • 26 de maio a 02 de junho (domingo a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio);
  • 02 a 09 de junho (domingo a domingo) – Peregrinação da Imagem na Paróquia São João Batista (Pirapozinho);
  • 09 a 14 de junho (domingo a sexta) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Sagrada Família (Presidente Epitácio).

Ao longo das próximas semanas, a programação dessas peregrinações pode ser alterada com a inclusão de novas comunidades.

Comentários

  • Ruth - Presidente Prudente postado em 19/04/2024 ás 21:42

    Quero participar

Deixe seu comentário!

Onda Viva