Diocese celebra Dia Mundial dos Pobres com ações de solidariedade pelo Oeste Paulista

22/11/2023

Nesse domingo, 19 de novembro, a Igreja do Brasil celebrou o VII Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa teve o objetivo de chamar a atenção para as pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos.

Nesse dia, muitas paróquias e instituições religiosas ao redor do mundo realizaram eventos de caridade para auxiliar os necessitados e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a pobreza e a exclusão social.

Motivados pelo tema “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7), a Diocese de Presidente Prudente também contou com ações em ao menos 11 comunidades:

Presidente Epitácio

Em virtude do Dia Mundial dos Pobres, a Paróquia São Jerônimo Emiliani distribuiu 200 marmitas produzidas pela Pastoral Social.

Cerca de 200 marmitas foram produzidas (Pastoral Social / Cedida)
Almoço foi servido para família assistidas (Pastoral Social / Cedida)

Na Paróquia Sagrada Família, eles arrecadaram alimentos e doações de higiene pessoal para auxiliar as famílias carentes e também adquiriram itens básicos para a confecção de cestas. A comunidade realiza um trabalho permanente de cuidado aos necessitados, desenvolvido pela Pastoral Social.

Presidente Prudente

Na maior cidade da região, as igrejas também se mobilizaram para celebrar a data. A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja montou uma “Tenda da Solidariedade” para arrecadar alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Tenda montada em frente à paróquia arrecadou alimentos e produtos de higiene (Pastoral Social / Cedida)

Os produtos foram entregues para famílias carentes por meio do Centro Social “O amor é a resposta”.

Doações foram entregues ao Centro Social da paróquia (Pastoral Social / Cedida)

No Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, a Pastoral Social “Santa Dulce dos Pobres” beneficiou 40 famílias com cestas de alimentos arrecadados.

Já a Paróquia Santo Antônio de Pádua, por meio da Pastoral Social, promoveu um momento de reflexão sobre o Dia dos Pobres. A comunidade realiza mensalmente a distribuição de cestas básicas para 30 famílias carentes do bairro. Também promove visitas e acolhe outras famílias que apresentam necessidades.

Outra comunidade que realizou ações foi a Paróquia São José. Durante a Santa Missa do fim de semana, o pároco, padre Dirceu Montovani, enfatizou a data para os fiéis presentes, incentivando a solidariedade com aqueles que vivem na extrema pobreza, na miséria e na fome, orientando a todos da importância de olhar, ajudar e acolher sempre os necessitados. Por meio da Pastoral Social, a igreja distribui mensalmente cestas básicas as famílias carentes e atualmente contam com a Árvore de Natal Solidária, com o objetivo de oferecer um Natal diferente às famílias.

Presidente Venceslau

O dia foi celebrado com a Santa Missa e entrega de roupas, alimentos e calçados, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula.

Roupas também foram doadas pela comunidade (Pastoral Social / Cedida)

Ao todo, a comunidade distribui 75 cestas básicas nesse último final de semana.

Cestas arrecadadas serão entregues às famílias carentes (Pastoral Social / Cedida)

Santo Anastácio

Na Paróquia Santo Anastácio foi realizado um almoço solidário com famílias indicadas por cada comunidade (capelas) da cidade, com o apoio do padre Sanderson Vergara e organizado pelas Irmãs do Educandário São José, Filhas de Maria Missionárias.

Regente Feijó

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou as tradicionais celebrações do dízimo nas comunidades, arrecadando alimentos para pessoas necessitadas acompanhadas pela conferências dos vicentinos. Mensalmente, eles contam com 40 famílias assistidas, além das cestas básicas de emergência.

Rosana

Uma Santa Missa foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes com as famílias assistidas pelo Centro Social “Irmã Dulce dos Pobres”. O padre Milton Gonzaga de Lima presidiu a celebração. Além disso, foi feita uma homenagem a elas e entregue 30 cestas básicas.

Padre Milton durante a homilia (Pastoral Social / Cedida)

No dia 15 de dezembro, haverá um jantar de Natal para as famílias assistidas na cidade, com distribuição de brinquedos para as crianças e entrega da cesta de Natal.

Teodoro Sampaio

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida destinou toda coleta arrecadada no final de semana à Pastoral Social com o objetivo de comprar e distribuir cestas básicas as famílias necessitadas.

Serviço

Você também pode ajudar nessas ações de solidariedade. Aponte a câmera para o QR-code abaixo e faça sua doação via PIX.