Diáconos se preparam para Ordenações Sacerdotais na primeira quinzena de junho

22/05/2024

Em junho, a Diocese de Presidente Prudente celebrará a ordenação de três novos sacerdotes, que se dedicarão a anunciar o Reino de Deus. Os diáconos Danrley Gabriel Alves, Jefferson Silva de Almeida e Reginaldo Barbosa da Silva Júnior serão ordenados presbíteros em cerimônias individuais, realizadas em diferentes dias ao longo do mês.

Para Danrley, 28 anos, que passou oito anos de muito estudo e empenho, a expectativa é grande pela ordenação, que marcará o início de uma nova etapa em sua vida. “Serão novos desafios, novas lutas, novas alegrias, mas com a certeza de que Deus conduzirá cada passo. Será o dia em que entregarei minha vida inteiramente nas mãos de Deus”, destaca o diácono.

Durante cerca de seis meses de diaconato, Danrley conta que foi um período de novos desafios e experiências em sua vida. “A sensação de que vale a pena os anos de estudo no seminário. Poder colocar em prática os ensinamentos dos padres amigos e formadores é uma sensação surreal. Foram momentos de imensa alegria, com algumas dificuldades e adaptações, mas principalmente momentos de felicidade com o Povo de Deus.”

Já pensando no sacerdócio, ele diz que a comunidade pode esperar um padre que continua a buscar a resiliência, a humildade, a simplicidade e a santidade. “Desejo sempre acolher aqueles que se aproximam de mim para que possam encontrar o verdadeiro Cristo e dessa forma fazer frutificar e crescer a messe.”

Danrley durante ordenação sacerdotal no dia 7 de dezembro de 2023 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Jefferson, de 30 anos, também se mostra empolgado pela chegada dessa data. “Minha expectativa é que todos sejam tocados e agraciados pelo Amor de Deus”, enfatiza. Em sua trajetória como diácono na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Presidente Bernardes (SP), ele conta que aprendeu muito com o serviço ao povo de Deus em suas necessidades corporais e espirituais.

Ao ser perguntado sobre o que a comunidade pode esperar dele enquanto padre, ele é claro: “aquilo que esperam de Jesus Cristo, O Bom Pastor. Papa Francisco resumiu em 3 características: ‘procurar, incluir e alegrar-se’. Essa será minha missão”.

Jefferson durante ordenação sacerdotal no dia 7 de dezembro de 2023 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Outro diácono que será ordenado é o Reginaldo, de 28 anos, que busca em Deus a sua força para este dia tão especial: “Que nessa emoção, eu possa me configurar ao Cristo bom pastor e assim poder doar minha vida, minha juventude por amor a Deus e ao reino dos céus”, destaca.

Desde dezembro de 2023, vem aprendendo cada vez mais sobre este ministério. “O período do diaconato foi de doação profunda ainda mais pra Igreja, um grande aprendizado e amor para com o povo. Isso vai dando uma força e cada vez mais Deus confirma que vale a pena a entrega.”

Para o sacerdócio, Reginaldo espera discernimento e orações. “Primeiramente, peço que rezem sempre por mim, pois mesmo com as dificuldades, Deus vai trabalhando. Eu serei um pastor que guia e mostra o caminho do céu a todos que procuram!”

Reginaldo durante ordenação sacerdotal no dia 7 de dezembro de 2023 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Serviço

As ordenações sacerdotais ocorrerão de forma individual, em junho, nas datas a seguir:

01/06 (sábado), às 10h – Danrley Alves será ordenado na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Taciba);

08/06 (sábado), às 10h – Jefferson Almeida será ordenado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula (Presidente Venceslau);

14/06 (sexta-feira), às 19h30 – Reginaldo Silva Júnior será ordenado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai).

As missas contarão com transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Presidente Prudente.

Já as primeiras missas de cada sacerdote seguirá o cronograma abaixo:

• Danrley Alves presidirá a primeira missa no dia 1º de junho, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Taciba. No dia 2, presidirá as celebrações em Presidente Epitácio: às 8h, na Paróquia São Pedro; às 9h30, na Capela São judas Tadeu; às 19h, na Paróquia São Pedro;

• Jefferson Almeida presidirá a primeira missa no dia 8 de junho, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, em Presidente Venceslau. No dia 9 serão duas celebrações: 8h na Paróquia São Pedro de Presidente Epitácio; às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes;

• Reginaldo Silva Júnior presidirá a primeira missa no dia 15 de junho, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai.