Conheça mais o trabalho desenvolvido pelo Encontro de Casais com Cristo

26/06/2024

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço escola da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

“A família é o primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, ‘Igreja Doméstica’ e ‘santuário da vida’. Buscamos despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na Pastoral de Conjunto da Diocese”, destaca o casal diocesano do ECC, Antônio Cordeiro de Souza, 55, e Adriana Paula Ferreira de Souza, 52.

Em 2020, ECC celebrou 50 anos de instalação no Brasil (Pascom / Arquivo)

Na Diocese de Presidente Prudente, esse serviço escola conta com o Conselho Diocesano (10 casais), Equipe Dirigente 3ª Etapa (4 casais), Equipes dirigentes de 2ª Etapa (16 casais) e Equipes Dirigentes de 1ª Etapa (195 casais). Ao todo, o ECC está ativo em 39 paróquias do Oeste Paulista.

Funcionamento

O ECC foi idealizado pelo padre Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade:

• 1ª Etapa (paroquial), o “Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja;
  • 2ª Etapa (setorial), o “Reencontro”, catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usa a reflexão e é para os casais engajados ou que desejam se engajar;
  • 3ª Etapa (diocesana), o “Compromisso”, transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.

Além dos Encontros de 1ª, 2ª e 3ª Etapas, são realizadas formações e espiritualidades com os integrantes das Equipes Dirigentes de todas as etapas.

ECC está ativo em 39 das 56 paróquias da Diocese (Pascom / Arquivo)

Estrutura de direção

1 – Assistente Eclesiástico Nacional;
2 – Assembleia Nacional, Conselho Nacional, Secretaria Nacional;
3 – Assembleias das Regiões, Conselhos das Regiões, Secretarias das Regiões;
4 – Conselhos Regionais;
5 – Conselhos (Arqui) Diocesanos;
6 – Conselhos Setoriais;
7 – Equipes Dirigentes de 1ª, 2ª e 3ª Etapas.

Na Diocese, o grupo conta com os seguintes diretores espirituais:
Pe. Alex João de Santana (Conselho Diocesano);
Pe. Jurandir Severino de Lima (3ª Etapa diocesana);
Pe. Alex João de Souza (2ª Etapa setor 1);
Pe. Wilton José Milhorança (2ª Etapa setor 2);
Pe. Sanderson Vergara (2ª Etapa setor 3);
Pe. Anderson Sousa Lima (2ª Etapa setor 4);
Os padres das 39 paróquias em que o ECC está ativo (1ª Etapa).

Antônio Cordeiro de Souza e Adriana Paula Ferreira de Souza são o casal coordenador do ECC na Diocese (Pascom / Arquivo)

Serviço

Para participar do ECC, os casais são convidados a vivenciar o Encontro de 1ª Etapa em sua paróquia e assim dão início a sua caminhada dentro desse serviço escola.