Catequista paulista será instituída no Ministério durante Assembleia Geral

11/04/2024

Fortemente marcada por momentos de oração (expressão da sintonia dos bispos do Brasil com o Papa Francisco e a preparação para o Jubileu 2025), a 61 ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) viverá outro singular momento de comunhão ao instituir no ministério de Catequistas agentes de todo o país em Missa que será celebrada no sábado, 13 de abril, às 7h, no Santuário Nacional de Aparecida.

(Maria Aparecida de Jesus Ventura / Acervo)

A catequista Maria Aparecida de Jesus Ventura, da Arquidiocese de Aparecida, será a representante do Regional Sul 1 da CNBB na celebração. “A sensação é de alegria por ter sido surpreendida por Deus. Também de muita gratidão por esse reconhecimento pelo serviço prestado à Igreja que amo e a qual pertenço. Gratidão ao meu bispo, dom Orlando Brandes, e aos demais bispos por confiar a mim esse ministério”, disse Maria Aparecida. Confrontada com uma realidade difícil, a leiga disse sim à missão. “Ver a dificuldade de se conseguir catequistas para adultos me levou a aceitar o convite”, partilhou. Desde 1998 servindo na Paróquia São Roque, Maria Aparecida disse ter perdido as contas de quantos irmãos e irmãs catequizou.

Em mais de 20 anos de atuação, a agente de pastoral se diz satisfeita por servir nas três dimensões catequéticas. “São experiências diferentes no Batismo, Crisma e Eucaristia. Elas só fizeram aprimorar meus conhecimentos e aumentar meu amor pela Catequese”, disse a líder que hoje também atua na coordenação arquidiocesana do segmento em comunhão com a equipe de coordenadores das dimensões e com as lideranças das 19 paróquias que compõe a Arquidiocese de Aparecida. “Foram muitas conversões que presenciei e as mudanças na vida desses catequizandos. Tudo isso só fez aumentar a minha fé na Palavra de Deus”, destacou Maria Aparecida ao testemunhar a perseverança na missão. “Saber que eu fui a mediadora disso é inexplicável”, concluiu a leiga que será instituída no Ministério de Catequista.

Testemunho

O Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista a partir do Motu Proprio “Antiquum ministerium”, em 10 de maio de 2021. “Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente são as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”, escreveu o Santo Padre na oportunidade.

A Missa com a instituição do ministério de Catequista, no trânsito da AG, acontecerá no sábado, 13 de abril, às 7h, no Santuário Nacional de Aparecida. O gesto seguirá o Rito estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e irá conferir o ministério a catequistas dos 19 regionais da CNBB; sendo profundamente marcado pelo caráter vocacional. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB e do Regional Sul 1, ou pela Rede Aparecida de Comunicação.

Texto: Pascom / Regional Sul 1 – CNBB