Bispo diocesano preside Missa de Admissão às Ordens Sacras em Presidente Prudente

26/03/2024

Na manhã desta segunda-feira (25/03), cinco seminaristas da Teologia deram mais um passo no caminho sacerdotal. Às 11h, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de Admissão entre os Candidatos às Ordens Sacras na capela interna do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). Esta celebração assinalou a disponibilidade dos candidatos em querer servir a Igreja, discernindo a graça do chamado por meio da vocação presbiteral.

Concelebraram com o bispo os padres: Anderson Sousa Lima, Anderson Félix da Silva, Carlos Eduardo Biral, Éverton Aparecido da Silva, Edcarlos Amorim Moreira, Jurandir Severino de Lima, Rafael Moreira Campos, Rafael Andreatta, Rafael Sotocorno, Tiago da Silva Carvalho e Luiz Fernando Santana Xavier. Os diáconos Jefferson Silva de Almeida e Reginaldo Barbosa da Silva Júnior também estiveram presentes.

A celebração contou com a participação de familiares e seminaristas da casa. O rito de Admissão às Ordens Sacras foi concedido àqueles vocacionados que estão iniciando o curso de Teologia, na Etapa da Configuração, junto ao Seminário Sagrado Coração de Jesus em Marília (SP). São eles: Alexandre Andrade da Silva, Gustavo Cares dos Santos, João Paulo Alves dos Santos, Leonardo de Souza Santos e Rafael Fagundes Silva.

Os candidatos foram acolhidos pelo bispo diocesano (Seminário Diocesano / Cedida)

Considerado que eles já iniciaram o tempo de formação, no qual aprendem a viver sempre mais de acordo com o Evangelho e após receber o bom testemunho dos respectivos formadores, Dom Benedito demonstrou alegria e exortou os candidatos às Ordens Sacras, bem como os demais seminaristas sobre o espírito de confiança e entrega que devem acompanhar aqueles que se preparam para o serviço de Deus e da Igreja e que, no cultivo de suas vocações, todos podem contar com o seu auxílio, a sua caridade e oração.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

O Documento 110 da CNBB (CNBB, Doc. 110, 2018, n.343) pede que estes jovens tenham firme em seu coração, a graça do chamado, mediante a uma abertura a todo o Itinerário Formativo pelo qual estão participando nesta etapa da configuração.

Cientes destes propósitos assumidos, os vocacionados deverão buscar cada vez mais aderir ao modelo do sacerdócio pelo qual almejam ser: o coração do Cristo Bom pastor. Rezemos para que todos os vocacionados da Diocese prossigam neste caminho de discernimento vocacional.

Alexandre Andrade da Silva (Seminário Diocesano / Cedida)
Gustavo Cares dos Santos (Seminário Diocesano / Cedida)
João Paulo Alves dos Santos (Seminário Diocesano / Cedida)
Leonardo de Souza Santos (Seminário Diocesano / Cedida)