Assessor da Pastoral da Saúde divulga mensagem e propostas para o Dia Mundial do Doente

09/02/2024

No próximo dia 11 de fevereiro, a Igreja comemora o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, e também é considerado o Dia Mundial do Doente. Em virtude dessa data, o padre Marcos Paulo Cestare de Souza, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde, elaborou uma carta trazendo reflexões e propostas para celebrar esta ocasião. Leia o documento na íntegra abaixo:

Carta

Aos Sacerdotes, Coordenadores (as) Paroquiais da Pastoral da Saúde, Paz e bem!

“Não é conveniente que o homem esteja só”. Cuidar do doente, cuidando das relações

Estimados irmãos sacerdotes, e caras coordenações paroquiais da Pastoral da Saúde de nossa Diocese de Presidente Prudente, o Papa Francisco nos envia sua mensagem para o XXXII DIA MUNDIAL DO DOENTE, sempre celebrado no dia 11 de Fevereiro, na Memória Litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, este ano, cedendo lugar ao VI Domingo do Tempo Comum.

O tema da mensagem encontramos no título desta carta, e, nos leva a refletir a nossa necessidade do cuidado em todos os tempos, momentos e situações. Em recente fala em seu vídeo para a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração/MEJ), refletiu sobre os doentes terminais.

O Papa refletia sobre duas palavras: “INCURÁVEIS” E “INCUIDÁVEIS”, e, como nos ensina o Pontífice não são as mesmas. Mesmo quando há poucas chances de cura, todos os enfermos possuem o direito de cuidados médicos, acompanhamento psicológicos e acompanhamento espiritual, enfatiza.

É nosso dever como pastores de nossas paróquias zelar para um bom atendimento espiritual, mas de forma contundente denunciar às autoridades competentes os abusos sofridos e os maus tratos aos idosos e aos enfermos. Isto faz parte da doutrina social da Igreja.

Unindo nossa fé e a nossa oração a todos os enfermos e seus familiares coloquemos nas mãos do Senhor Deus da vida nossa prece para que a “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

Propostas

Na sequência, você confere duas preces retiradas do texto do Papa para serem utilizadas neste próximo final de semana (10 e 11 de fevereiro), em todas as Missas, lembrando o Dia Mundial do Doente.

1 – Cuidemos de quem sofre e está sozinho, porventura marginalizado e descartado. Com o amor mútuo que Cristo Senhor nos oferece na oração, especialmente na Eucaristia, tratemos das feridas da solidão e do isolamento. E deste modo cooperamos para contrastar a cultura do individualismo, da indiferença, do descarte e fazer crescer a cultura da ternura e da compaixão. Rezemos ao Senhor!

2 – Os doentes, os frágeis, os pobres estão no coração da Igreja e devem estar também no centro das nossas solicitudes humanas e cuidados pastorais. Não o esqueçamos! E confiemo-nos a Maria Santíssima, Saúde dos Enfermos, pedindo-Lhe que interceda por nós e nos ajude a ser artífices de proximidade e de relações fraternas. Rezemos aos Senhor!

Para fazer download da carta oficial assinada pelo padre Marcos Paulo, clique aqui.