Assessor da Pastoral da Ecologia Integral divulga mensagem para o Dia Mundial da Água

22/03/2024

Neste dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, uma ocasião que nos convida a refletir sobre a importância desse recurso precioso em nossas vidas e em nosso planeta. Como membros da comunidade católica, somos chamados a reconhecer a água não apenas como uma necessidade física, mas também como um dom sagrado de Deus, que sustenta a vida e simboliza a purificação e renovação espiritual.

No intuito de conscientizar, instruir e promover a espiritualidade, o padre Roberto Luiz dos Santos, assessor eclesiástico da Pastoral da Ecologia Integral na Diocese, divulgou uma mensagem com reflexões, sugestões para o cuidado com a água e uma oração. Leia na íntegra abaixo:

Mensagem

Queridos irmãos e irmãs, que o Senhor vos dê a paz!

Dia 22 de Março celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta. Neste ano o tema definido pela ONU globalmente para este dia é “Água para a Paz”.

Em nosso país, a ANA (Agência Nacional das Águas) promove a reflexão do tema: “A Água nos Une, o Clima nos Move”. A temática foi escolhida devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade. O clima está se modificando cada vez mais devido ao aquecimento do Planeta e transformando também o ciclo natural das águas, causando um cenário de emergência climática. Com este horizonte a despontar, torna-se necessário o planejamento e a preparação da sociedade para a adaptação à mudança climática, com respostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.

A Pastoral da Ecologia Integral gostaria neste dia de provocar a todos com uma reflexão: “Como nos relacionamos com a água que bebemos?” É fato que esta pergunta talvez nunca tenha sido feita por nós, porque a vemos como uma “coisa” que está aí a disposição e que consumimos todos os dias. Contudo, não podemos esquecer que já existem situações em que a água é escassa, consequência das mudanças climáticas, do mau uso e da degradação dos lugares onde ela existe. A água malcuidada causa ainda desastres ambientais, escassez de alimentos e doenças provocando até mesmo a morte. Sem água não existe a vida!

Cristo veio para que todos tenham vida em abundância (Jo 10, 10). É nossa missão, como cristãos, a vivência desta boa nova e assim, respeitar e cuidar da água, para que a vida seja abundante. É necessária uma conversão ecológica: Descobrir a água como um dom de Deus, obra de suas mãos, como nossa irmã e por isto parte da família. Neste caminho de conversão somos chamados a amá-la, desenvolvendo atitudes como: evitar o desperdício, a poluição de qualquer forma e zelar de todos os lugares onde ela se encontra como os lençóis freáticos, as nascentes, os córregos, os rios e os oceanos, para que todos tenham vida.

Empenhemo-nos nesta missão de cristãos e cidadãos deste mundo. Que o Espírito Santo nos capacite a expandir nosso amor a esta querida irmã.

Cuidar da água é um dever de todos (Banco de Imagens / Reprodução)

Sugestões para cuidar da água

– Assine/inicie uma petição para estabelecer leis e infraestrutura para água segura; ou fale em espaços de influência: Nações Unidas, organismos regionais, políticos locais;

– Associe-se a organizações que trabalham no fornecimento de água para comunidades em risco perto de nós ou em países de baixo nível econômico, seja enviando suas doações ou se oferecendo como voluntário para ajudar onde for possível;

– Fale com os líderes da sua Igreja sobre os problemas de contaminação da água e o que podem fazer juntos para ajudar;

– Sempre que possível, denuncie os rios contaminados, dos oceanos degradados e as águas subterrâneas contaminadas.

– Mantenha limpo o ecossistema do seu bairro com ações simples como:

(a) Não verter a gordura ou óleo que sobra da preparação dos alimentos ou os produtos químicos domésticos pelo esgoto;

(b) Usar uma quantidade mínima de detergente ou optar por produtos de marca amigáveis ao meio ambiente;

(c) Minimizar o uso de pesticidas, fertilizantes e herbicidas para sua agricultura ou jardinagem.

(d) Não descartar nas ruas ou terrenos baldios, lixos de qualquer natureza: até mesmo uma embalagem plástica pequena chega a contribuir para entupir bueiros ou poluir cursos d’água e oceanos.

Oração pela água

Criador, dedicamos nossa atenção a reconhecer e agradecer pelo Teu dom da água: Os mares impetuosos, os lagos calmos, os rios, os córregos e a chuva que cai para refrescar nossa irmã mãe terra. No início da criação, Tu santificaste as águas. Teu dom é indispensável para toda a vida na Terra. Ela nutre o nosso alimento, sustenta fisicamente todas as coisas vivas. Quando precisamos de força espiritual, Tu nos instruíste a mergulhar na água e lavar nosso espírito. Desperta o coração daqueles que exploram Teu dom para obter lucro. E perdoa aqueles dentre nós que não damos valor a este Teu dom. Ajuda-nos a lembrar a preciosidade deste teu dom e nos dá a sabedoria para usá-lo com sensatez e compartilhá-lo equitativamente.

(Livro de orações do Movimento Laudato Si)