Ação de Sustentabilidade: Diocese investe em energia solar para preservação do Meio Ambiente

17/06/2024

Em uma iniciativa voltada para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, diversas paróquias e organismos da Diocese têm investido em energia solar. Este movimento, alinhado com a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, visa reduzir a pegada ecológica das instituições religiosas, promover o uso de energias renováveis e servir como exemplo para a comunidade em geral. Com a instalação de painéis solares, a Diocese busca não apenas economizar recursos, mas também reafirmar seu compromisso com a criação e a responsabilidade ambiental.

Essas medidas vão ao encontro das práticas efetivas indicadas na Campanha Junho Verde, que visam desenvolver o entendimento da população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

“Implantar a energia fotovoltaica nas paróquias da Diocese foi uma grande conquista. Mesmo assim, ainda é necessário fazer economia de energia, pois a maior parte das atividades nas paróquias acontecem à noite, quando já não há mais a produção de energia e neste horário se usa a energia da distribuidora que vem de outras fontes, até mesmo de Usinas Termoelétrica,s que são movidas a petróleo ou gás, poluindo o meio ambiente”, afirma o padre Roberto Luiz dos Santos, assessor eclesiástico da Pastoral da Ecologia Integral.

Ação da Diocese corresponde a 80 toneladas de dióxido de carbono a menos na atmosfera (Canva / Ilustração)

Energia solar

Uma das ações de cuidado com o meio ambiente promovida pela Diocese em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja e o Seminário Diocesano, foi a instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia solar no telhado da Igreja e do Seminário, em Presidente Prudente (SP).

A iniciativa tem gerado expressiva economia de recursos para a instituição e redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Ao todo, foram instaladas 404 placas de geração de energia solar que produzem mensalmente 13.500kWh, o que gera uma economia de cerca de R$10.500,00 todos os meses.

Esse valor corresponde a 370 árvores cultivadas e 80 toneladas de dióxido de carbono (CO²) que deixam de ser emitidos na atmosfera por ano, evitando os desequilíbrios do efeito estufa do planeta Terra. Todas as paróquias do território diocesano contam com essa estrutura fotovoltaica, solicitada aos sacerdotes pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Junho Verde

A Campanha ‘Junho Verde’, de motivação da CNBB, foi estabelecida pela Lei 14.393/2022, que altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente. O texto foi sancionado no dia 4 de julho de 2022 com a ajuda da CNBB, por meio de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, então presidente da Conferência.

O Junho Verde ocorre também no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Durante todo o mês são trabalhadas atividades de incentivo à conscientização e à proteção do meio ambiente.

Medidas práticas

Você também pode ajudar nessa causa. De acordo com o padre Roberto, o meio ambiente pode ser transformado com pequenas atitudes, seja no trabalho, em casa, na paróquia, em outras instituições, no lazer ou no esporte. Essas ações nos tornam bons exemplos de cristãos no mundo. Veja abaixo algumas dicas:

– Evitar o uso de material plástico e de papel;

– Reduza o consumo de água, principalmente durante os banhos;

– Separe os resíduos recicláveis;

– Cozinhe apenas o que razoavelmente se poderá comer;

– Trate com cuidado os outros seres vivos;

– Utilize transporte público ou partilhar um mesmo veículo entre várias pessoas;

– Plante árvores;

– Apague as luzes desnecessárias;

– Dê graças a Deus antes e depois das refeições.

O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si, ele ensina que é preciso recuperar a harmonia serena com a criação, refletir sobre o estilo de vida, contemplar o Criador presente em cada um e naquilo que rodeia (LS 222).

“Nestes pequenos gestos que cada um pode aderir, a transformação vai atingindo grandes proporções. Boas práticas com a natureza e tudo o que nos cerca, contamina outras pessoas. Um mundo menos poluído e maltratado há de se tornar mais acolhedor a todos os habitantes do planeta”, enfatiza o padre Roberto.

O sacerdote alerta que, se o nosso estilo de vida não muda, o planeta continua a sofrer, a biodiversidade vai se reduzindo, o clima se tornando insuportável, o acesso a água mais difícil e tudo vai se acabando. “Os mais pobres hão de sofrer as maiores consequências! Por isso a importância da conversão ecológica e o cuidado com a natureza que é obra de Deus”, destaca.

Paróquia em ação

Uma sugestão é que as paróquias adotem um estilo de festa/quermesse sustentável “Padroeiro Sustentável”. O objetivo é reduzir em tudo o que for possível o impacto ambiental. Economizar nas embalagens, separar o lixo, otimizar as compras para reduzir o uso de veículos, reciclar o óleo das frituras, evitar o desperdício de alimentos, abastecê-los com combustíveis renováveis. Tudo isso proporcionará ao meio ambiente um grande alívio dos gases que contribuem para o efeito estufa, além da economia de recursos financeiros.