Padres e bispo participam do Retiro Anual do Clero em Londrina

03/07/2024

De 1 a 4 de julho, os sacerdotes, juntamente com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, estão reunidos para participar do Retiro Anual do Clero. O evento ocorre na Casa de Retiros ‘Emaús’, em Londrina (PR). As pregações são conduzidas por Dom Adair José Guimarães, da Diocese de Formosa, Goiás.

“O objetivo é que os padres entrem em espiritualidade, profundo conhecimento e atenção à voz de Deus que fala conosco, para que possamos retornar às nossas comunidades e realizar um trabalho fervoroso e fecundo, segundo o coração de Jesus,” afirma o padre Edcarlos Amorim Moreira, representante dos presbíteros e organizador do evento.

Durante o retiro ocorrem momentos de oração, palestras, meditações, partilhas e missas diárias. “Todos nós, sacerdotes de todas as dioceses, devemos realizar esse retiro anual com o intuito de cumprir nossa missão e vocação como padres,” destaca o representante.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (prevista pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com o bispo diocesano.

Também é uma experiência de renovação para que eles sejam semelhantes ao Bom Pastor, que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).

Nova Equipe

Durante o retiro, foi eleita a nova equipe da Comissão Diocesana de Liturgia (CDL). O grupo é formado por um padre de cada Região Pastoral, juntamente com o bispo diocesano.

1ª Região Pastoral: Padre Edcarlos Amorim Moreira
2ª Região Pastoral: Padre Rafael Andreatta
3ª Região Pastoral: Padre Danrley Gabriel Alves
4ª Região Pastoral: Padre Marcos Paulo Cestare de Souza

Nova equipe da Comissão Diocesana de Liturgia (Pe. Armando Nochetti / Cedida)

Os membros iniciarão as atividades regionais e diocesanas neste segundo semestre. Eles promoverão formações litúrgicas a partir da Sacrosanctum Concilium do Vaticano II e da Carta Apostólica Desiderio desideravi do Papa Francisco. Além disso, organizarão as questões litúrgicas para a celebração do Jubileu na Diocese.

A CDL é um organismo consultivo, cuja finalidade é contribuir com o Bispo Diocesano na animação e legislação da vida litúrgica. É o instrumento de assessoria, que planeja, anima, coordena e avalia as mais variadas atividades litúrgicas da Diocese.

Convidamos todos os fiéis a se unirem em oração pelos nossos padres e pelo bispo durante este retiro. Que o Espírito Santo os guie e fortaleça, para que possam retornar às suas comunidades renovados na fé e no compromisso de servir a Deus e ao próximo. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos eles, iluminando suas jornadas e abençoando suas missões pastorais.