Padre Éverton apresenta o turismo religioso do Oeste Paulista em encontro nacional
Pastoral da Comunicação
08/09/2026
O coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Presidente Prudente, Padre Éverton Aparecido da Silva, participou do XI Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (PASTUR), realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, no Seminário Diocesano de Lorena (SP). O encontro reuniu representantes de diversas regiões do país para partilhar experiências e refletir sobre os caminhos da Pastoral do Turismo no Brasil.



Durante a programação, Padre Éverton apresentou a realidade e as experiências do turismo religioso no Oeste Paulista, destacando as potencialidades da região e a importância de valorizar o patrimônio, a cultura, os territórios e as manifestações de fé presentes nas comunidades.
O encontro teve como proposta refletir sobre a expansão da Pastoral do Turismo e sua dimensão missionária, abordando temas como turismo responsável, planejamento e captação de recursos, valorização e conservação dos territórios e patrimônios, economia circular, hospitalidade, presença digital e inteligência artificial.



A programação também contou com palestras, rodas de conversa, minicursos, visitas técnicas e momentos celebrativos, incluindo uma visita à Arquidiocese de Aparecida e à Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida.
A participação da Diocese de Presidente Prudente no encontro nacional possibilitou compartilhar experiências do Oeste Paulista e fortalecer a reflexão sobre o turismo religioso como espaço de evangelização, acolhida e valorização da fé, da cultura e do patrimônio.
O XI Encontro Nacional da PASTUR também marcou um momento de comunhão entre as diferentes iniciativas desenvolvidas no país, fortalecendo a articulação da Pastoral do Turismo e apontando novos caminhos para sua atuação missionária.