Padre Evandro Carbonário assume nova função no Conselho Econômico com foco nos Bens Patrimoniais

Pastoral da Comunicação

01/08/2024

A Diocese de Presidente Prudente anunciou uma nova e importante atribuição para o padre Evandro Carbonário, que passa a integrar o Conselho Econômico com foco nos bens patrimoniais. Esta nomeação visa fortalecer a gestão e a administração dos bens eclesiásticos, conforme as diretrizes do Direito Canônico.

Função no Conselho Patrimonial

Segundo o Cân. 494 § 3, uma das principais funções do ecônomo é “administrar os bens da diocese sob a autoridade do bispo.” Padre Evandro, agora membro do Conselho Econômico, atuará como assistente do ecônomo, padre Jerônimo Gasques, na administração dos bens patrimoniais. Seu papel será consultivo e de controle, garantindo que todas as atividades relacionadas aos bens eclesiásticos estejam de acordo com as normas da diocese e sob a supervisão do bispo diocesano.

Atribuições Canônicas

Somando ao Conselho Econômico, constituído pelos Cân. 492 a 494, é de competência ao responsável pelo patrimônio: definir critérios gerais para a administração dos bens eclesiásticos, fiscalizar a administração de paróquias e comunidades, manter o patrimônio da diocese, catalogar e inventariar bens móveis e imóveis, e assegurar que todos os terrenos estejam devidamente registrados. Padre Evandro trabalhará em conjunto com o conselho para garantir a correta gestão desses bens, zelando pela manutenção e valorização do patrimônio da diocese.

Objetivo

O principal objetivo do Conselho Patrimonial é cuidar do patrimônio da Diocese, que inclui não apenas bens temporais, mas também culturais, documentais e bibliográficos. Inspirados pelo Motu Proprio “Fidelis dispensator et prudens” do Papa Francisco, o conselho se dedica a tutelar e gerir atentamente os bens da Igreja, sempre com um olhar para a missão de evangelização e cuidado com os necessitados.

Projetos em andamento

A Cúria Diocesana possui um arquivo de documentos sobre os bens imóveis da diocese, que será atualizado e revisado para uma gestão mais eficiente. Algumas paróquias já organizaram inventários de seus bens móveis e o conselho planeja padronizar esses dados para criar um banco de dados abrangente. Recentemente, em parceria com a Sawil Contabilidade, duas paróquias foram escolhidas como modelos para esse trabalho, visando aprimorar a administração dos bens da Diocese.

Padre Evandro destaca a importância dessa nova função e está empenhado em contribuir para a boa gestão dos recursos e bens da Diocese de Presidente Prudente.

Comentários

  • Euridice Vieira Dantas Vieira Dantas - Regente Feijó sp interior postado em 01/08/2024 ás 19:59

    Boa noite amém ,algo que deveria ser feito,bem explicado e atitudes 🖐️ um abraço fraterno virtual 👆👍

  • Edson Donizete Carbonario - Dourados MS postado em 01/08/2024 ás 16:58

    Parabéns meu filho que Deus te abençoe nessa jornada

Deixe seu comentário!

Onda Viva

Dúvidas Frequentes

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos