Jubileu 2025: Diocese divulga programação oficial das celebrações no Oeste Paulista
Pastoral da Comunicação
06/12/2024
A Diocese de Presidente Prudente se prepara para viver um momento histórico de fé e celebração com a abertura do Ano Jubilar, marcando os 2025 anos da Encarnação e Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este Jubileu de Esperança será também uma ocasião para celebrar os 65 anos de criação da Diocese e o centenário das primeiras paróquias diocesanas, a Catedral São Sebastião e a Matriz Santo Anastácio. A abertura oficial será realizada no dia 29 de dezembro de 2024, em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, dando início a um período especial de graças, peregrinações e unidade para toda a Igreja local.
Para este momento histórico, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, preparou uma carta com todas as orientações e informações do Jubileu 2025 na Diocese de Presidente Prudente. Leia na íntegra abaixo:
Transcorrida a Segunda Sessão do Sínodo, agradeçamos a Deus por este ano que estamos prestes a concluir e supliquemos ao Senhor para que, guiados pelo Espírito Santo, caminhemos unidos e façamos todo esforço para manifestar o rosto de Cristo, o Bom Pastor, em todo agir pastoral, e assim possamos “alargar o espaço da tenda” (Is 54,2) e cativar corações para Deus e para a Igreja.
É também momento oportuno para que preparemos nosso coração, como Peregrinos de Esperança, a fim de celebrarmos o grande Jubileu que se aproxima, 2025 anos da Encarnação e Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa Diocese, em 2025, celebrará também outros dois Jubileus: 65 anos de criação, instalação e posse de seu primeiro Bispo Diocesano, Dom José Aquino Pereira e centenário de criação (29/04/25) das duas primeiras paróquias da diocese: Matriz/Catedral São Sebastião e Matriz Santo Anastácio. Agradeçamos a Deus por essas datas jubilares!
Segundo uma antiga tradição, os papas convocam o Jubileu de Cristo a cada vinte e cinco anos. Assim, no dia 9 de maio de 2024, o Papa Francisco entregou à Igreja a Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário, intitulada Spes non confundit – “A esperança não engana” (Rm 5,5). Com essa carta, o Papa Francisco nos anima a preparar o Jubileu, chamado Jubileu de Esperança, e nos convida a buscar nessas celebrações um momento de encontro pessoal com Jesus Cristo. Atendendo ao convite do Papa, queremos celebrar este jubileu com muita fé, alegria e esperança, queremos celebrá-lo como uma oportunidade pastoral que deve promover a vida espiritual, comunitária, caritativa, cultural e histórica da Igreja universal e local. Celebrar Jesus, celebrar a Igreja e celebrar a nossa fé!
A Peregrinação e a Missa Solene de Abertura do Ano Jubilar
A Diocese de Presidente Prudente, em comunhão com as demais Igrejas Particulares, fará sua Solene Abertura do Ano Jubilar no dia 29 de dezembro de 2024, domingo, Festa da Sagrada Família de Nazaré, com início às 8h, em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes em Presidente Prudente. Dali, sairemos em peregrinação até a Igreja Catedral São Sebastião, onde presidirei, com todo o presbitério e fiéis representantes das paróquias de nossa amada Diocese, a Missa Solene de Abertura do Ano Jubilar. À frente da peregrinação estará a cruz, memorial do Ano Jubilar, que ficará exposta na Igreja Catedral São Sebastião, para a veneração dos fiéis. Desde já, convoco e conto com a presença de todos sacerdotes, diáconos, religiosos(as) e expressiva parte de fiéis leigos de nossa diocese.
Por isso, decreto que neste dia todas a paróquias desmarquem as Missas e atividades no período da manhã, para que todos – presbíteros, diácono, religiosos(as), seminaristas, membros das nossas diversas pastorais, movimentos, serviços, comunidades, e fiéis em geral – participem, a nível diocesano, da Abertura do Jubileu de Esperança.
A Peregrinação aos Santuários Diocesanos e Igrejas para obtenção das indulgências jubilares
Como Pastor da Diocese de Presidente Prudente, estabeleço a Igreja Catedral São Sebastião, os Santuários Diocesanos de Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Presidente Prudente) e Santo Expedito (Santo Expedito), as paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida (Pirapozinho), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio) e a paróquia Jubilar Centenária de Santo Anastácio (Santo Anastácio), como lugares santos de peregrinação para este Jubileu de Esperança.
A Cruz do Jubileu ficará exposta, para a veneração dos fiéis, durante todo o Ano Jubilar, ao lado do altar da Igreja Catedral São Sebastião. Todos aqueles que visitarem a Igreja Catedral, os Santuários Diocesanos e as Paróquias acima estabelecidas, com espírito de peregrinação, arrependimento dos pecados e movidos por caridade, alcançarão a Indulgência Plenária5, a qual poderá ser aplicada às almas do Purgatório, sob a forma de sufrágio. Para lucrar a indulgência plenária, o fiel deverá estar em estado de graça, participar da Sagrada Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.
A peregrinação quer nos recordar que estamos todos a caminho da Jerusalém Celeste, a Glória Eterna, o Reino dos Céus. É de grande importância que, ao longo do ano de 2025, cada paróquia realize sua peregrinação jubilar à Catedral, Igreja Mãe da Diocese, aos Santuários Diocesanos e às Paróquias estabelecidas como Lugares Santos. O pároco/administrador paroquial de cada paróquia deve agendar o dia e horário da peregrinação, com o Cura da Catedral, o Reitor dos Santuários ou o Pároco das Paróquias referenciais. As Regiões Pastorais, as Pastorais Diocesanas, os Movimentos, os Serviços Eclesiásticos, os Colégios Católicos e/ou outros grupos católicos façam sua peregrinação a estas igrejas.
Para fomentar a peregrinação dos fiéis a estas igrejas, como um gesto concreto de esperança, as Regiões Pastorais devem organizar plantões de confissões, conforme calendários a serem definidos.
A Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida
Agradecidos a Deus pelo Ano Jubilar e por nos ter dado a Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, realizaremos também uma Peregrinação Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação sairá na sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025 e, no sábado, dia 29, às 9h, presidirei, com os padres e fiéis presentes, a Santa Missa no altar central da Basílica Nacional de Aparecida. O Papa Francisco também concedeu indulgência plenária – em sufrágio aos falecidos – aos fiéis que participarem em peregrinação a um santuário mariano. Conforme acima citado, para lucrar a indulgência plenária, é necessário: estar em estado de graça, participar da Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Santo Padre.
Participe conosco desta Peregrinação Diocesana! Organize, junto com sua comunidade paroquial, as caravanas e vamos fazer uma bela festa para Jesus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Os Jubileus
O Jubileu é um período especial de celebração e reflexão na vida da Igreja, marcado por sinais significativos que guiam os fiéis em uma jornada espiritual profunda. Cada sinal, como a Peregrinação, a Porta Santa, a Reconciliação, a Oração, a Liturgia, a Profissão de Fé e a Indulgência, desempenha um papel crucial na experiência jubilar, oferecendo aos fiéis a oportunidade de renovação e transformação espiritual.
Por isso, é nosso desejo celebrar com fé e alegria cada evento do Jubileu, com enfoque para a dimensão pastoral. O Ano Jubilar será um tempo de esperança para todos, principalmente para os vulneráveis e excluídos na sociedade. Devemos dar uma atenção especial aos enfermos e profissionais da saúde, aos reclusos, às pessoas com deficiência, aos idosos e aos pobres. Por isso, solicito que todos possam aproveitar as ocasiões de atividades já previstas pelas Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades, nas Paróquias, para dar o tom do Jubileu 2025, bem como incluir o tema do Jubileu nos festejos dos padroeiros com apelos em favor da esperança. Não se pode esquecer de promover as Obras de Misericórdia Espirituais e Corporais, bem como incentivar a prática da caridade.
Segue abaixo as datas, horários e locais das Celebrações Jubilares já previstas.
29/12/2024 (Domingo), às 8h – Abertura do Jubileu Ordinário na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente) – iniciará com procissão saindo do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida na Vila Marcondes;
02/01/2025 (Quinta-feira), às 19h30 – Abertura Jubilar no Santuário Diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Presidente Prudente);
05/01/2025 (Domingo), às 7h – Abertura Jubilar na Paróquia São João Batista (Pirapozinho);
05/01/2025 (Domingo), às 19h – Abertura Jubilar na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio);
22/01/2025 (Quarta-Feira), às 19h30 – Abertura Jubilar na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
02/02/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu da Vida Consagrada e CRB na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
11/02/2025 (Terça-feira), 19h30 – Jubileu dos Enfermos e Deficientes na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
30/03/2025 (Domingo), às 15h – Jubileu do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente) – 1ª e 2ª Regiões Pastorais;
26/04/2025 (Sábado), às 11h – Jubileu do Centenário na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
27/04/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
27/04/2025 (Domingo), às 10h – Jubileu do Centenário na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
04/05/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu das Mães Orantes na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente);
18/05/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Catequistas na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente)
24/05/2025 (Sábado), horário a confirmar – Jubileu dos Reclusos nos Centros de Detenção;
25/05/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu da Legião de Maria na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
01/06/2025 (Domingo), horário a definir – Jubileu das Famílias na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
15/06/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu do ECC na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
22/06/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu do Terço dos Homens na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
27/06/2025 (Sexta-feira), horário a definir – Jubileu do Clero e Seminaristas – local a definir;
29/06/2025 (Domingo), horário a definir – Jubileu da Pastoral da Saúde na 3ª Região (Santo Anastácio);
05/07/2025 (Sábado), às 10h – Jubileu dos 65 anos da Diocese na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
13/07/2025 (Domingo), horário a definir – Jubileu da Pastoral da Saúde na 4ª Região (Teodoro Sampaio);
20/07/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu da Pessoa Idosa na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
27/07/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Campistas – local a confirmar
27/07/2025 (Domingo), horário a definir – Jubileu da Pastoral da Saúde na 1ª e 2ª Regiões (Presidente Prudente);
16/08/2025 (Sábado), às 19h – Jubileu das Novas Comunidades na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
17/08/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu da Mãe Rainha na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
24/08/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Policiais, Forças Armadas e Segurança na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
31/08/2025 (Domingo), às 15h – Jubileu do Apostolado da Oração na Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio);
31/08/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos MECE’s na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
15/09/2025 (Segunda-feira), horário a confirmar – Jubileu da Consolação;
21/09/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Missionários na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
28/09/2025 (Domingo), às 15h – Jubileu do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio);
30/09/2025 (Terça-feira), horário a confirmar – Jubileu das Secretárias na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
11/10/2025 (Sábado), às 10h – Jubileu das Crianças na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
09/11/2025 (Domingo), horário a confirmar – Jubileu dos Jovens – local a definir
16/11/2025 (Domingo), às 8h – Jubileu dos Pobres e SSVP na Catedral São Sebastião (Presidente Prudente);
24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento
Conforme solicitado e orientado pelo Papa Francisco, logo após a Festa de Corpus Christi, cada paróquia realize 24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, como um momento forte de oração. Queremos rezar por toda a Igreja, suplicando para que Nosso Senhor Jesus Cristo possa restituir a esperança em todos, especialmente nos vulneráveis e necessitados.
EVENTO | DATA | LOCAL | RESPONSÁVEL |
24 HORAS DE ADORAÇÃO | 20 e 21/06 Sexta-feira – Sábado | Todas as Paróquias | Paróquia |
Jubileu nos lugares santos de peregrinação das 4 Regiões Pastorais
As Coordenações de Pastoral das 4 Regiões da Diocese se reúnam e organizem para celebrar o Ano Jubilar. Três momentos são fundamentais para a caminhada diocesana: 1. Momento de Unidade; 2. Momento de Oração; 3. Momento de Formação. Conforme orientação da Bula Jubilar, o momento de formação seja preferencialmente dedicado ao estudo dos textos do Concílio Vaticano II, de modo especial as Constituições Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes, e do Catecismo da Igreja Católica. Também não podemos nos esquecer de estudar as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e os temas principais que perpassam a minha Carta Pastoral: acolhida, missão e sinodalidade.
Seguem as datas da Celebração Jubilar por Região Pastoral:
- 02 de janeiro de 2025 (Quinta-feira), às 19h30 – Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Jd. Maracanã, Presidente Prudente;
- 05 de janeiro de 2025 (Domingo), às 7h – Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, Pirapozinho; 05 de janeiro de 2025 (Domingo), às 19h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Teodoro Sampaio;
- 22 de janeiro de 2025 (Quarta-feira), às 19h30 – Paróquia Santo Anastácio, Santo Anastácio;
- 21 de abril de 2025 (Segunda-feira), às 15h – Santuário Diocesano de Santo Expedito, Santo Expedito; 25 de maio de 2025 (Domingo), às 19h – Santuário Diocesano N. Sra. Aparecida, Presidente Prudente.
Como Pastor da Diocese de Presidente Prudente, da mesma forma, decreto que, em cada Região Pastoral, os párocos/administradores paroquias, também desmarquem as Missas e atividades pastorais em suas paróquias nas datas acima, organizem as peregrinações e concelebrem a Missa do Ano Jubilar em sua Região Pastoral.
Os lugares santos de peregrinação das 4 Regiões Pastorais de nossa Diocese estejam sempre prontos a acolher os peregrinos!
Mutirão de Confissões
Como já é costume em nossa Diocese, cada Região Pastoral organize entre as paróquias Mutirão de Confissões, sobretudo no Tempo do Advento e da Quaresma. Se possível, também durante o mês de agosto, mês das vocações.
Celebração Jubilar 65 Anos Diocese
De forma bem festiva, congregando todas as forças pastorais de nossa Diocese, clero, religiosas (os), seminaristas, lideranças e agentes de pastorais, dia 05 de julho de 25, sábado, na Catedral Diocesana, às 10h com os bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, vamos celebrar os 65 anos de criação, instalação e posse do nosso primeiro Bispo Diocesano. A presença de cada um ajuda a escrever os próximos capítulos da história desta amada Diocese de Presidente Prudente, no oeste paulista.
Visita Pastoral
Neste Ano Jubilar de 2025 terei a alegria de realizar a Visita Pastoral canônica como Bispo Diocesano de Presidente Prudente às paróquias. Ressaltarei, para o bem pastoral e espiritual do Povo de Deus, tendo em vista a pastoral de conjunto, as normas que se tornaram compromisso de vida com a comunidade de fé na Diocese e que serão atualizadas durante o Jubileu. A Visita Pastoral deve ser momento forte de evangelização e animação missionária, por isso, para dar os frutos desejados, ela precisa ser bem preparada pelas lideranças paroquiais e o pároco/administrador paroquial.
Missa Solene de Encerramento do Ano Jubilar
A Missa Solene de Encerramento do Ano Jubilar7 será no dia 28 de dezembro de 2025, domingo, às 08h, na Igreja Catedral São Sebastião.
Neste Jubileu, quero convidar cada um a assumir conosco este propósito. Permitamos que a experiência do Jubileu nos faça mudar não apenas o nosso olhar sobre a realidade, mas, principalmente, as nossas ações. Todo Ano Santo deve provocar em nós a conversão pessoal e comunitária das nossas ações e a presença ativa na fé e na vida da comunidade eclesial. Este Jubileu também nos impele a uma renovação de atitudes e posturas para assumir a novidade que o Evangelho realiza toda vez que acolhemos a Palavra de Deus e a pomos em prática.
O grande legado que levamos do Jubileu está em nosso interior: no crescimento da fé, na reconciliação, no fortalecimento dos laços familiares, no perdão, na renovação das nossas vidas e na profunda experiência do amor e da misericórdia de Deus. Essas são as maiores marcas que o Jubileu deve deixar em cada um de nós. Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança!
Que neste Ano Santo jubilar não nos falte a intercessão de São Sebastião, nosso padroeiro diocesano, e da Virgem Maria, peregrina e mãe da esperança!
Minhas orações e bênção!
Assinado Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.
*Clique aqui e baixe o documento divulgado pelo bispo diocesano.