Fiéis vivem Carnaval com fé e espiritualidade em eventos promovidos na Diocese
Pastoral da Comunicação
19/02/2026
Enquanto muitos aproveitaram o feriado de Carnaval de maneira festiva, centenas de fiéis da Diocese escolheram viver esses dias em profunda experiência de oração, formação e encontro com Deus. Dois grandes eventos marcaram o período: o Rebanhão de Carnaval, promovido pela Renovação Carismática Católica, e o Retirão de Carnaval da Pastoral da Juventude Diocesana.
Rebanhão
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Salão do Limoeiro, em Presidente Prudente (SP), recebeu aproximadamente 700 participantes para o tradicional Rebanhão de Carnaval, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC).

Com o tema “É Ele quem dá a todos a Vida” (Atos 17,25b), o encontro foi marcado por uma intensa programação espiritual, que incluiu Terço, pregações, momentos de oração, louvor, noite carismática E Santas Missas presididas por Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano, e padre João Paulo dos Santos Silva, assessor eclesiástico da RCC.



Segundo a organização, o Rebanhão foi “mais uma bênção de Deus em nossa Diocese”, destacando que muitas pessoas experimentaram momentos de restauração espiritual e iniciaram um caminho de conversão por meio de uma vivência profunda do Batismo no Espírito Santo. A RCC já se prepara para a edição de 2027, com o desejo de que ainda mais pessoas possam experimentar o amor de Deus e transformar suas vidas em Cristo.
Retirão de Carnaval
Também durante o Carnaval, de 14 a 16 de fevereiro, a Pastoral da Juventude Diocesana promoveu seu Retiro de Carnaval no Centro Diocesano de Formação, reunindo aproximadamente 65 jovens de diversas paróquias da Diocese.

Com o tema “Juventude em Saída” e o lema “Corações ardentes e pés a caminho”, inspirado na passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), o retiro proporcionou momentos de profunda reflexão sobre Jesus como companheiro de caminhada, presente na Eucaristia e no anúncio da Palavra.



A programação contou com reflexões, partilhas, plenárias, oficinas de Música, Espiritualidade e Mística e Liderança, além de momentos de convivência e gincanas. O retiro foi encerrado com a Santa Missa celebrada por Monsenhor Mauro Laércio Magro, assessor diocesano da Pastoral da Juventude.
Carnaval vivido com propósito
Os dois eventos demonstram que o período de Carnaval também pode ser vivido como tempo de renovação espiritual, formação e fortalecimento da fé. Jovens, famílias e fiéis encontraram nesses dias uma oportunidade de aprofundar sua relação com Deus e fortalecer a comunhão na vida da Igreja.