Documentação da Causa de Monsenhor Nakamura será enviada ao Vaticano no dia 8 de abril

Pastoral da Comunicação

04/03/2026

Os documentos da fase supletória do processo de canonização de Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura, entre eles o Relatório elaborado pela Comissão Histórica da Causa, serão entregues no próximo dia 8 de abril ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano. A entrega será feita pessoalmente pelo vice-postulador da Causa, padre Me. Leandro César Martins, marcando o início de uma nova etapa na análise do processo em Roma.

Vice-postulador da Causa, Pe. Me. Leandro Martins, conduz fechamento de caixa onde está toda documentação recolhida que será entregue no Vaticano (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

A confirmação do envio ocorreu após a cerimônia oficial de assinatura e encerramento da fase supletória, realizada nesta terça-feira (3), na Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP). A solenidade reuniu autoridades eclesiásticas, membros da Comissão Histórica, seminaristas e representantes da comunidade nipo-brasileira.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano presidiu a cerimônia (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

Encerramento solene e rito tradicional

Durante o ato, os documentos foram devidamente assinados pelos integrantes da Comissão Histórica e pelo Tribunal do processo. O bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, presidiu a cerimônia e firmou o encerramento formal da etapa, ao lado do vice-postulador, padre Leandro; do notário da Causa, padre Jurandir Severino de Lima; do juiz do processo, monsenhor Miguel Valdrighi; e dos peritos responsáveis pelo relatório: o advogado, professor e escritor Benjamin Teodoro de Resende e os jornalistas Marco Vinicius Ropelli, Thaisa Sallum Bacco e Vinícius Marini Coimbra.

Comissão Histórica que atuou durante 2 anos coletando dados e documentação para fase supletória do processo (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

Após as assinaturas, a coletânea documental foi selada com cera quente e carimbo oficial (sinete), seguindo a tradição milenar da Igreja Católica para garantir a autenticidade e a integridade dos autos que serão encaminhados à Santa Sé.

Momento em que cera é aquecida para uso no carimbo oficial, seguindo tradição milenar da Igreja Católica (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

Também acompanharam a celebração seminaristas da Diocese de Presidente Prudente, que encontram na história de Nakamura inspiração para uma entrega integral à missão sacerdotal.

Antes da entrega ao Vaticano, a boa nova será anunciada à comunidade japonesa católica de todo o Brasil durante o Congresso Anual da Pastoral Nipo-Brasileira (PANIB), que será realizado no próximo dia 8 de março, em Álvares Machado (SP). O encontro é realizado tradicionalmente no segundo domingo de março, data próxima ao falecimento do missionário, ocorrido em 14 de março de 1940.

A escolha do momento reforça o vínculo histórico de Monsenhor Nakamura com a cidade, onde desenvolveu parte significativa de seu apostolado junto aos imigrantes japoneses.

Providência e compromisso com a memória

Em sua fala durante a cerimônia, padre Leandro destacou o caráter providencial do trabalho: “Era um momento em que precisávamos de um trabalho histórico, já que essa complementação foi solicitada por Roma. Foi então que um grupo de estudantes, à época, entrou em contato comigo para a realização do documentário [Estrela da Manhã].” Na atualidade, formados em Jornalismo, dois desses estudantes e a professora orientadora compuseram a Comissão Histórica responsável pelo relatório complementar.

A jornalista e perita Thaisa Sallum Bacco, em sua fala durante a solenidade, ressaltou a importância dos registros documentais na reconstrução histórica e a necessidade de sua preservação. Ela também homenageou o presidente da Comissão, Benjamin Resende, colaborador nonagenário que tem se dedicado de forma incansável à preservação da memória e do legado de Nakamura.

Perita histórica, Profa. Dra. Thaisa Bacco, fala sobre a importância do registro e preservação de documentos históricos (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

Próxima etapa

Com o envio da documentação ao Vaticano, o processo passa a ser analisado pelas instâncias competentes da Santa Sé. Caso sejam reconhecidas as virtudes heroicas do missionário, ele poderá receber o título de Venerável, etapa fundamental no caminho para a beatificação e canonização, mediante o reconhecimento de milagres atribuídos à sua intercessão.

Bispo diocesano exibe caixa devidamente selada com toda a documentação que será entregue no Vaticano pelo vice-postulador da Causa no dia 8 de abril (Pe. Jurandir Severino / Cedida)
Seminaristas da Diocese de Presidente Prudente e membros da comunidade presentes na cerimônia de encerramento da fase supletória do processo de canonização de Monsenhor Nakamura (Pe. Jurandir Severino / Cedida)

Deixe seu comentário!

Onda Viva

Dúvidas Frequentes

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos