Diocese realiza Reunião Geral do Clero com pauta pastoral e administrativa
Pastoral da Comunicação
24/02/2026
Na manhã desta terça-feira, 24 de fevereiro, a Diocese realizou a Reunião Geral do Clero, no auditório da Cúria Diocesana, reunindo padres de todas as regiões pastorais para um momento de oração, formação e encaminhamentos pastorais.

O encontro teve início às 9h, com oração conduzida pelo padre Marcos Paulo Cestare de Souza, da 4ª Região Pastoral, seguida da acolhida e abertura com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, que destacou a importância da unidade presbiteral e da comunhão na missão evangelizadora.
Entre os principais temas abordados estiveram o papel do padre na construção de comunidades inclusivas com Paula Sylla e Thaiane Ferreira; os encaminhamentos para a Campanha da Fraternidade 2026; as orientações da Comissão Diocesana de Arquitetura, Arte Sacra e Bens Culturais; além de reflexões sobre o Diretório para a Formação Presbiteral.

Também foram apresentados assuntos administrativos e pastorais, como o setor de Recursos Humanos da Cúria, o Plano Anual de Formação dos funcionários da Diocese, o Economato Diocesano, o Seminário Diocesano, a Câmara Eclesiástica e a Chancelaria. A programação contemplou ainda partilhas da Fraternidade Presbiteral Santo Cura D’Ars, da Comissão dos Presbíteros e orientações sobre as Normas Diocesanas Pastorais e Sacramentos.

A reunião foi encerrada com a Saudação Mariana e a bênção final, seguida de um almoço de confraternização, fortalecendo os laços de unidade e fraternidade entre os sacerdotes.
Em razão da transferência do padre Sandro Rogério dos Santos, até então vigário episcopal da 1ª Região Pastoral, que será efetivada na próxima semana, ficou definido que o monsenhor Mauro Laércio dos Santos assumirá a função de vigário episcopal até o final de 2026.

O encontro contou ainda com a presença de representantes da Ernesto da Loyola Distribuidora e Importação, Santana Arte Sacra e Koy Sonorização.