Diocese promove treinamento de gestão financeira para secretariado paroquial

Pastoral da Comunicação

01/12/2022

Visando a atualização das funcionalidades do sistema, bem como a compartilhar informações e experiências com o trabalho na vivência financeira das paróquias, foi realizado nesta terça-feira (29/11), no auditório da Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP), o Treinamento – Módulo Financeiro para as 55 paróquias da diocese. Estiveram presentes 52 colaboradores de 38 paróquias, além de membros da Sawil (Escritório de Contabilidade) e da Cúria, totalizando 60 pessoas.

Evento ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Padre Sandro Santos / Cedida)

Programação

O dia começou com a oração da manhã conduzida pelo vigário-geral, padre Tiago da Silva Carvalho. Na sequência, o evento seguiu com a palestra sobre a “importância dos secretários” feita pelo padre Sandro Rogério dos Santos. No restante do dia, além do lanche e do almoço, o trabalho concentrado esteve a cargo dos colaboradores da Sawil Contabilidade, especialmente, do assistente contábil Gabriel Fernando Cardoso Viana, que coordenou o dia.

Para Viana, a importância da participação dos colaboradores das secretariais paroquiais é “atualização e aprendizado[…] a falta de informação e formação induz a maioria dos funcionários ao erro. Participar de eventos como esse é essencial para o crescimento pessoal e para o alinhamento da ‘engrenagem’”.

Com treinamentos on-line e presenciais, aos poucos os colaboradores paroquiais têm se familiarizado com o sistema de administração financeira; embora, em aberto continua a dimensão pastoral oferecida pelo sistema, já incluída no contrato do serviço. O de hoje foi o segundo treinamento presencial aberto a todas as paróquias, pois há dificuldades de logística e de agenda para mais encontros como este, pontuou Viana.

Participantes do Treinamento Módulo Financeiro para secretariado paroquial (Padre Sandro Santos / Cedida)

“A importância de participar deste treinamento oferecido pela Diocese, com a parceria da Sawil Contabilidade, é além de esclarecer as minhas dúvidas, partilhar e ouvir as dúvidas dos colegas e as experiências de cada um, tudo isso pode agregar muito no meu dia-a-dia”, destaca Jakline Maria da Silva Ribas, funcionária do setor financeiro da Cúria diocesana de Presidente Prudente e participante no evento.

Deivid Henrique Scarpanti Macedo da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP), trabalha há quase 10 anos em secretaria paroquial e comentou sobre o evento: “Essas formações são necessárias, pois estamos sempre em atualização Quando nos reunimos, conseguimos ver a realidade de cada paróquia e buscar soluções para o próprio serviço. Essa troca de experiência é muito satisfatória.”

Para Tayara e Wagner, da Paróquia Santa Bibiana de Martinópolis (SP), assistentes administrativo e financeiro respectivamente, destacam que o evento serviu para auxiliar na parte financeira, tirar dúvidas, passar informações necessárias, unificar e otimizar o serviço e o tempo e como trabalhar da melhor forma com o Sistema Theós. “O treinamento foi um momento necessário para agregar conhecimento e formação, para desenvolver no dia a dia visando ao melhor funcionamento tanto financeiro quanto paroquial. Esses encontros nos proporcionam também autoconhecimento e troca de experiências. Hoje, atualizar-se é estar à frente no mercado da tecnologia e isso nos faz eficazes nas mudanças.”

Idealização

Pouco antes do início da pandemia da Covid-19, foi discutido um sistema financeiro para a diocese. O assunto foi levado e aprovado no Conselho Econômico diocesano. A implantação ocorreu a partir de dezembro de 2021, em caráter experimental. Já em março, teve início de modo definitivo o sistema Theós, que está funcionando em todas as paróquias vinculadas.

*Com informações do padre Sandro Rogério dos Santos.

Deixe seu comentário!

Onda Viva

Dúvidas Frequentes

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos