Diocese promove treinamento de gestão financeira para secretariado paroquial

Pastoral da Comunicação

01/12/2022

Visando a atualização das funcionalidades do sistema, bem como a compartilhar informações e experiências com o trabalho na vivência financeira das paróquias, foi realizado nesta terça-feira (29/11), no auditório da Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP), o Treinamento – Módulo Financeiro para as 55 paróquias da diocese. Estiveram presentes 52 colaboradores de 38 paróquias, além de membros da Sawil (Escritório de Contabilidade) e da Cúria, totalizando 60 pessoas.

Evento ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Padre Sandro Santos / Cedida)

Programação

O dia começou com a oração da manhã conduzida pelo vigário-geral, padre Tiago da Silva Carvalho. Na sequência, o evento seguiu com a palestra sobre a “importância dos secretários” feita pelo padre Sandro Rogério dos Santos. No restante do dia, além do lanche e do almoço, o trabalho concentrado esteve a cargo dos colaboradores da Sawil Contabilidade, especialmente, do assistente contábil Gabriel Fernando Cardoso Viana, que coordenou o dia.

Para Viana, a importância da participação dos colaboradores das secretariais paroquiais é “atualização e aprendizado[…] a falta de informação e formação induz a maioria dos funcionários ao erro. Participar de eventos como esse é essencial para o crescimento pessoal e para o alinhamento da ‘engrenagem’”.

Com treinamentos on-line e presenciais, aos poucos os colaboradores paroquiais têm se familiarizado com o sistema de administração financeira; embora, em aberto continua a dimensão pastoral oferecida pelo sistema, já incluída no contrato do serviço. O de hoje foi o segundo treinamento presencial aberto a todas as paróquias, pois há dificuldades de logística e de agenda para mais encontros como este, pontuou Viana.

Participantes do Treinamento Módulo Financeiro para secretariado paroquial (Padre Sandro Santos / Cedida)

“A importância de participar deste treinamento oferecido pela Diocese, com a parceria da Sawil Contabilidade, é além de esclarecer as minhas dúvidas, partilhar e ouvir as dúvidas dos colegas e as experiências de cada um, tudo isso pode agregar muito no meu dia-a-dia”, destaca Jakline Maria da Silva Ribas, funcionária do setor financeiro da Cúria diocesana de Presidente Prudente e participante no evento.

Deivid Henrique Scarpanti Macedo da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP), trabalha há quase 10 anos em secretaria paroquial e comentou sobre o evento: “Essas formações são necessárias, pois estamos sempre em atualização Quando nos reunimos, conseguimos ver a realidade de cada paróquia e buscar soluções para o próprio serviço. Essa troca de experiência é muito satisfatória.”

Para Tayara e Wagner, da Paróquia Santa Bibiana de Martinópolis (SP), assistentes administrativo e financeiro respectivamente, destacam que o evento serviu para auxiliar na parte financeira, tirar dúvidas, passar informações necessárias, unificar e otimizar o serviço e o tempo e como trabalhar da melhor forma com o Sistema Theós. “O treinamento foi um momento necessário para agregar conhecimento e formação, para desenvolver no dia a dia visando ao melhor funcionamento tanto financeiro quanto paroquial. Esses encontros nos proporcionam também autoconhecimento e troca de experiências. Hoje, atualizar-se é estar à frente no mercado da tecnologia e isso nos faz eficazes nas mudanças.”

Idealização

Pouco antes do início da pandemia da Covid-19, foi discutido um sistema financeiro para a diocese. O assunto foi levado e aprovado no Conselho Econômico diocesano. A implantação ocorreu a partir de dezembro de 2021, em caráter experimental. Já em março, teve início de modo definitivo o sistema Theós, que está funcionando em todas as paróquias vinculadas.

*Com informações do padre Sandro Rogério dos Santos.

Deixe seu comentário!

Onda Viva