Diocese de Presidente Prudente acolhe Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, a “Madona Negra”

Pastoral da Comunicação

14/04/2025

Entre os dias 21 e 27 de abril de 2025, a Diocese de Presidente Prudente terá a alegria de receber a Peregrinação do Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, conhecida no mundo todo como a “Madona Negra”. Trata-se de uma réplica oficial do ícone original venerado no Mosteiro Jasna Góra, na Polônia — país natal de São João Paulo II, grande devoto da Virgem Maria.

A imagem peregrina, que percorre o mundo promovendo a cultura da vida e da paz, chega ao Brasil como o 30º país a receber essa missão evangelizadora, que tem como lema o caminho “Do Oceano ao Oceano”, articulado pela organização internacional Vida Humana Internacional (Human Life International).

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi a primeira a receber a imagem de Nossa Senhora em solo brasileiro, no dia 21 de março. A imagem também está percorrendo as cidades de Petrópolis (RJ), Cachoeira Paulista (SP), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Londrina (PR), Curitiba (PR) e chegará na região de Presidente Prudente (SP).

Missa na Arquidiocese do Rio de Janeiro (Luiz Cassimiro / Arquidiocese RJ)

Um símbolo de proteção e intercessão

Tradicionalmente atribuída a São Lucas Evangelista, que também era médico e pintor, o ícone da Madona Negra tem sido ao longo dos séculos um símbolo de intercessão nos tempos difíceis, sendo invocada como protetora da vida e vencedora nos combates espirituais e sociais. A Igreja Católica e a Ortodoxa a veneram como uma das representações mais sagradas da Mãe de Deus.

A devoção a esse ícone remonta às origens do cristianismo e, segundo a tradição, seus traços foram inspirados pelo próprio rosto da Virgem Maria. O amor de São João Paulo II à Madona Negra também é muito conhecido — ele frequentemente rezava diante da imagem em Jasna Góra, e foi com esse espírito mariano que guiou seu pontificado sob o lema “Totus tuus ego sunt, Maria, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Sou todo teu, Maria, e tudo o que é meu é teu”.

Peregrinação em solo brasileiro

A peregrinação da imagem tem percorrido vários países, dioceses, paróquias e comunidades cristãs, sempre acolhida com devoção e fé. Agora, em solo brasileiro, no contexto do Ano Jubilar de 2025, a visita da Madona Negra nos convida à esperança, à oração e ao compromisso com a vida desde a concepção até a morte natural.

Em cada local por onde passa, o ícone reúne fiéis que depositam suas súplicas, agradecimentos e esperanças aos pés de Nossa Senhora. Além disso, a peregrinação reforça a defesa da vida, da moral cristã, da ética e da dignidade humana.

Programação

A Diocese de Presidente Prudente, com imensa alegria, acolhe essa visita como um momento de graça e renovação espiritual. A programação ocorrerá entre os dias 21 e 27 de abril, com visitas a paróquias e comunidades. Cada momento será uma oportunidade de aprofundar o amor à Mãe de Deus e refletir sobre sua presença amorosa em nossas batalhas pessoais e sociais.

A visita da Madona Negra é coordenada na Diocese pelo casal Talmir e Adriana Rodrigues, representantes da peregrinação “Do Oceano ao Oceano” no Brasil e membros da Comissão Diocesana em Defesa da Vida.

21/04 – Segunda-feira (Feriado)

12h – Acolhida e concentração do Ícone da Madona Negra na Capela Nossa Senhora do Rosário (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3780, Jd. Maracanã, Presidente Prudente) com José Sobrinho e benção do Padre Jurandir Severino de Lima;

13h – Carreata e motociata para o Santuário Nacional de Santo Expedito com chegada prevista para às 14h. Na sequência, Santa Missa às 15h com o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos e o padre Umberto Laércio Bastos de Souza;

19h30- Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente), com o padre Edcarlos Amorim Moreira.

22/04 – Terça-feira

6h30– Visita ao Seminário Diocesano de Presidente Prudente com o padre Rafael Sotocorno;

À noite – Visita a Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Teodoro Sampaio) com o padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

23/04 – Quarta-feira

6h20 – Santa Missa no Colégio Cristo Rei (Presidente Prudente) e apresentação com a Irmã Adriana;

12h – Visita a Casa Tra Noi com Cidinha;

19h30 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente) com padre Éverton Aparecido da Silva.

24/04 Quinta-feira

19h – Visita a Capela São Francisco (Pirapozinho) com os padres Helitom Bigas da Silva e Paulo Nunes.

25/04 – Sexta-feira

7h30 – Visita ao Lar São Rafael (Presidente Prudente) e apresentação da Irmã Julia;

15h – Visita ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente) com o padre Cláudio Pereira dos Santos e Reinaldo Aparecido Picolotto, seguida de caminhada até a Catedral São Sebastião;

19h – Santa Missa na Catedral de São Sebastião.

26/04 – Sábado

11h – Santa Missa do Ano Jubilar do Centenário da Catedral de São Sebastião com a participação de Dom Benedito e bispos da Província de Botucatu.

19h30 – Santa Missa no Santuário Diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face em (Presidente Prudente) com o padre Jurandir Severino de Lima.

27/04 – Domingo

10h – Visita a Paróquia centenária de Santo Anastácio, com Dom Benedito e padre Sanderson Vergar. A tarde, visita ao Educandário São José na mesma cidade.

19h – Santa Missa de despedida do Ícone de Nossa Senhora na Paróquia São Judas Tadeu com o padre Tiago da Silva Carvalho.

Acompanhe os canais oficiais da Diocese para saber mais sobre os locais da peregrinação e participe com fé desse grande momento mariano!

Deixe seu comentário!

Onda Viva

Dúvidas Frequentes

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos