
De médico a seminarista: prudentino Eduardo Rosa se encontra com Papa Francisco
Pastoral da Comunicação
29/01/2025
O prudentino, Eduardo Bohac Ferreira da Rosa, 36, esteve no último dia 20 de janeiro com o Papa Francisco em uma breve audiência particular no Vaticano. O encontro foi em virtude da Solenidade de Santa Inês, padroeira do Almo Collegio Capranica, e na ocasião cada aluno e cada formador pôde cumprimentar o Santo Padre.
O Almo Collegio Capranica está localizado em Roma, na Itália, onde Eduardo foi admitido às ordens sagradas em junho do ano passado. O território do colégio foi onde viveu a família de Santa Inês, uma jovem romana que, por volta dos 12 anos, foi martirizada após assumir ser cristã diante do imperador.
Durante a visita, o Papa Francisco aconselhou o grupo a não negligenciar a proximidade a Deus, ao bispo e ao povo e a viver com espírito sinodal a missão para a qual Jesus chama a Igreja hoje.
“Com a simpatia e leveza nas palavras, características do seu pontificado, o Santo Padre nos dirigiu um breve discurso. Entre outras palavras, ele nos recordou de aproveitar este tempo de formação no Almo Collegio Capranica para nos nutrirmos espiritualmente, tomando o cuidado de preservar sempre as quatro aproximações que ele costuma recomendar a seminaristas e ministros ordenados: com Deus, com o Bispo, com o povo e entre nós mesmos”, conta Eduardo.
No final do discurso, cada um dos presentes pôde cumprimentar o Papa. O seminarista conta que, mesmo sendo um cumprimento rápido e sem troca de palavras, já que não podiam demorar, foi carregado de bênçãos. “Cumprimentar o Papa de perto, olhando-o nos olhos, e tomar a sua bênção é uma graça que certamente todo católico gostaria de viver um dia. Um momento que ficará marcado na minha caminhada vocacional para sempre.”
Biografia do seminarista
Eduardo é filho de Paulo Rosa e Maraci Sanches Bohac, participantes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). O casal é praticante em vários serviços paroquiais, como o ECC, Festa das Nações e Ministério de Música, onde Maraci toca semanalmente nas missas há aproximadamente 15 anos.

Quando a mãe recebeu a foto do filho apertando as mãos do Papa perguntou a ele: “Meu filho, como você foi parar aí, menino?”. E Eduardo respondeu à mãe: “Nem eu sei. Nem entendo ainda…Só mesmo por Deus!”
O pai também ficou muito emocionado com o encontro do filho com o Papa: “Como são os caminhos para quem se coloca a serviço de Deus? Chega-se aonde nunca pensou ser possível. O trabalho é árduo, os riscos são grandes, as renúncias são dolorosas. Perseverando e não se deixando cair nas garras do inimigo, a vitória é certa, e a alegria verdadeira”, afirmou Paulo.

Aos 12 anos de idade, Eduardo começou a servir na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Ministério de Música da Infância Missionária. Participou de vários acampamentos e sempre esteve presente tocando teclados nas missas paroquiais.
Eduardo descobriu sua vocação para o sacerdócio aos 30 anos de idade, seis anos após se formar em Medicina pela Fundação Dom André Arcoverde (2013). Fez especialização em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB (2019) e atuou nessa área como médico militar no Hospital de Força Aérea do Galeão.
Durante toda a sua formação médica, continuou participando das missas, inclusive servindo no Ministério de Música.

Participou do Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA) no Rio de Janeiro nos anos de 2018 a 2019. Em 2020, decidiu entrar para o Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, para iniciar os estudos de Filosofia, curso concluído na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2023.

No início de 2024, Eduardo estava cursando o primeiro semestre de Teologia pelo seminário no Rio de Janeiro, quando o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ofereceu a oportunidade de continuar sua formação acadêmica em preparação ao sacerdócio em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, por meio de uma bolsa de estudos.
Para conhecer toda a trajetória de Eduardo ao longo de seu discernimento vocacional, assista à entrevista em vídeo produzida pelo padre Pablo Henrique e divulgada em seu canal do Youtube, intitulada “Testemunho de Vida: de médico intensivista a seminarista”.
*com contribuição da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.