De médico a seminarista: prudentino Eduardo Rosa se encontra com Papa Francisco

Pastoral da Comunicação

29/01/2025

O prudentino, Eduardo Bohac Ferreira da Rosa, 36, esteve no último dia 20 de janeiro com o Papa Francisco em uma breve audiência particular no Vaticano. O encontro foi em virtude da Solenidade de Santa Inês, padroeira do Almo Collegio Capranica, e na ocasião cada aluno e cada formador pôde cumprimentar o Santo Padre.

O Almo Collegio Capranica está localizado em Roma, na Itália, onde Eduardo foi admitido às ordens sagradas em junho do ano passado. O território do colégio foi onde viveu a família de Santa Inês, uma jovem romana que, por volta dos 12 anos, foi martirizada após assumir ser cristã diante do imperador.

Durante a visita, o Papa Francisco aconselhou o grupo a não negligenciar a proximidade a Deus, ao bispo e ao povo e a viver com espírito sinodal a missão para a qual Jesus chama a Igreja hoje.

“Com a simpatia e leveza nas palavras, características do seu pontificado, o Santo Padre nos dirigiu um breve discurso. Entre outras palavras, ele nos recordou de aproveitar este tempo de formação no Almo Collegio Capranica para nos nutrirmos espiritualmente, tomando o cuidado de preservar sempre as quatro aproximações que ele costuma recomendar a seminaristas e ministros ordenados: com Deus, com o Bispo, com o povo e entre nós mesmos”, conta Eduardo. 

No final do discurso, cada um dos presentes pôde cumprimentar o Papa. O seminarista conta que, mesmo sendo um  cumprimento rápido e sem troca de palavras, já que não podiam demorar, foi carregado de bênçãos. “Cumprimentar o Papa de perto, olhando-o nos olhos, e tomar a sua bênção é uma graça que certamente todo católico gostaria de viver um dia. Um momento que ficará marcado na minha caminhada vocacional para sempre.”

Biografia do seminarista

Eduardo é filho de Paulo Rosa e Maraci Sanches Bohac, participantes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). O casal é praticante em vários serviços paroquiais, como o ECC, Festa das Nações e Ministério de Música, onde Maraci toca semanalmente nas missas há aproximadamente 15 anos.

Eduardo com a família após a Missa de Ingresso no Seminário no dia 16 de Fevereiro de 2020 (Eduardo Rosa / Cedida)

Quando a mãe recebeu a foto do filho apertando as mãos do Papa perguntou a ele: “Meu filho, como você foi parar aí, menino?”. E Eduardo respondeu à mãe: “Nem eu sei. Nem entendo ainda…Só mesmo por Deus!”

O pai também ficou muito emocionado com o encontro do filho com o Papa: “Como são os caminhos para quem se coloca a serviço de Deus? Chega-se aonde nunca pensou ser possível. O trabalho é árduo, os riscos são grandes, as renúncias são dolorosas. Perseverando e não se deixando cair nas garras do inimigo, a vitória é certa, e a alegria verdadeira”, afirmou Paulo.

O seminarista prudentino, Eduardo Rosa, é o segundo da esquerda para direita no grupo de alunos e formadores do Almo Collegio Capranica que participou da audiência com o Papa Francisco (Eduardo Rosa / Cedida)

Aos 12 anos de idade, Eduardo começou a servir na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Ministério de Música da Infância Missionária. Participou de vários acampamentos e sempre esteve presente tocando teclados nas missas paroquiais.

Eduardo descobriu sua vocação para o sacerdócio aos 30 anos de idade, seis anos após se formar em Medicina pela Fundação Dom André Arcoverde (2013). Fez especialização em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB (2019) e atuou nessa área como médico militar no Hospital de Força Aérea do Galeão.

Durante toda a sua formação médica, continuou participando das missas, inclusive servindo no Ministério de Música.

Eduardo Rosa formou-se em medicina no Estado do Rio de Janeiro e exerceu sua profissão como médico intensivista durante seis anos, antes de ir para o seminário (Marici Bohac / Cedida)

Participou do Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA) no Rio de Janeiro nos anos de 2018 a 2019. Em 2020, decidiu entrar para o Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, para iniciar os estudos de Filosofia, curso concluído na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2023. 

Eduardo e seminaristas da comunidade que cursaram o 2º de Filosofia aos pés do Cristo Redentor (Eduardo Rosa / Cedida)

No início de 2024, Eduardo estava cursando o primeiro semestre de Teologia pelo seminário no Rio de Janeiro, quando o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro,  ofereceu a oportunidade de continuar sua formação acadêmica em preparação ao sacerdócio em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, por meio de uma bolsa de estudos. 

Para conhecer toda a trajetória de Eduardo ao longo de seu discernimento vocacional, assista à entrevista em vídeo produzida pelo padre Pablo Henrique e divulgada em seu canal do Youtube, intitulada “Testemunho de Vida: de médico intensivista a seminarista”. 

*com contribuição da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Deixe seu comentário!

Onda Viva

Dúvidas Frequentes

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos