
Corpus Christi reunirá todas as paróquias de Presidente Prudente em celebração única
Pastoral da Comunicação
17/06/2025
“Eucaristia, Pão de Esperança para o Caminho” é o tema da Solenidade de Corpus Christi deste ano, que será celebrado no próximo dia 19 de junho, quinta-feira. As 24 paróquias que compõem a Primeira Região Pastoral da Diocese se reunirão para a tradicional celebração campal em frente à Catedral São Sebastião, no centro da cidade.

A programação inclui a Santa Missa às 8h, seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento, encerrando com bênção e Missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa expressa publicamente a fé dos católicos na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e, segundo o padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da Primeira Região Pastoral, reforça a comunhão entre as comunidades locais.

O que é Corpus Christi?
Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é uma solenidade da Igreja Católica dedicada à adoração do Santíssimo Sacramento. A festa foi instituída no século XIII e tem como objetivo destacar a centralidade da Eucaristia na vida cristã.
Neste dia santo de preceito – ou seja, de participação obrigatória para os fiéis – a Igreja professa, de forma pública, sua fé na presença real de Jesus na Hóstia consagrada. As procissões pelas ruas são uma manifestação de amor, devoção e esperança, levando o próprio Cristo Eucarístico ao encontro do povo.

Celebração
Em Presidente Prudente, cidade que concentra mais de uma paróquia, a tradição é de realizar uma única celebração com todas as comunidades reunidas. A Missa será campal, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres da região.
Logo após a Missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento sairá da Catedral, percorrendo cerca de 1.000 metros. O trajeto inclui a avenida Coronel José Soares Marcondes, Rua Barão do Rio Branco e, por fim, chega ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, onde será dada a bênção final. Na sequência, uma segunda Missa será celebrada no interior do Santuário.

Tapete de fé e arte
Um dos destaques da celebração é a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi. Neste ano, mais de 600 pessoas estarão envolvidas diretamente na montagem, organizada pelas coordenações paroquiais da Pastoral da Catequese. O tapete cobrirá cerca de 1 quilômetro, adornando o caminho por onde passará Jesus Sacramentado.

Gesto concreto
Como em anos anteriores, as paróquias promoverão um gesto concreto: a arrecadação de itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações serão destinadas a entidades de cunho religioso que atuam na cidade. Os fiéis podem entregar os produtos em suas paróquias ao longo da semana ou levá-los no dia do evento, depositando-os ao longo do tapete.