Encontro da 1ª Região Pastoral (Pastoral da Acolhida / Cedida)

Conheça mais o trabalho que a Pastoral da Acolhida desenvolve na Diocese

30/10/2023

Com o principal objetivo de acolher os fiéis para que possam se sentir mais amados por Jesus nas missas e nos encontros, a Pastoral da Acolhida desenvolve seu trabalho em 43 paróquias da Diocese de Presidente Prudente. São mais de 1560 voluntários que servem nas quatro regiões.

Encontro da 2ª Região Pastoral (Pastoral da Acolhida / Cedida)

“Acolher é receber bem e ir ao encontro de alguém. Receber bem aqueles que adentram na Igreja, como diz a passagem bíblica ‘Acolhei vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a Glória do Pai’ (Rom 15,7)”, afirma o coordenador há quatro anos da Pastoral da Acolhida, Luís Eduardo Gussi de Morais, 33.

Ao todo, a equipe diocesana conta com quatro membros: coordenador, vice-coordenadora, secretária e o assessor espiritual, padre Evandro Carbonário. O grupo conta com reuniões, formações por regiões pastorais, conhecimento da realidade de cada região pastoral.

Equipe da coordenação reunida (Pastoral da Acolhida / Cedida)

“Entre nossas responsabilidades e missão como Pastoral da Acolhida está a comunicação interpessoal na comunidade, ou seja, garantir no dia a dia a Imagem da Igreja: Mãe acolhedora, e receber em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus”, explica o sacerdote.

Ele afirma que a acolhida é uma importante dinâmica pastoral que mostra o rosto de uma Igreja Diocesana que estende as mãos à todos os que buscam encontrar a Deus.

Este ano, o grupo buscou alcançar as necessidades da pastoral nas quatro regiões pastorais, para que consigam realizar uma formação que vá ao encontro das necessidades desses locais.

“Escolhi em servir nesse grupo por me identificar com o acolhimento. É uma grande alegria receber as pessoas que chegam, com um sorriso e saber que isso ajuda os fiéis a participar melhor da Santa Missa, pois as pessoas, quando bem acolhidas, se sentem bem”, destaca Luís.

Encontro da 3ª Região Pastoral (Pastoral da Acolhida / Cedida)

Não há requisitos para participar dessa pastoral. Segundo o coordenador, basta estar aberto à caridade de Cristo e estar disposto a acolher os fiéis com amor e cuidado. Procure pelos agentes da sua comunidade e veja como fazer parte da Pastoral da Acolhida.

“Todos podem fazer a experiência enriquecedora de acolher e ser acolhido. O acolhimento é um serviço evangélico que prestamos à comunidade e por isso deve ser disciplinado com base na palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral”, finaliza o padre.