Conheça mais o papel do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil presente na Diocese

Pastoral da Comunicação

13/08/2024

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) desempenha um papel fundamental na Diocese, atuando como um órgão de articulação e apoio para as diversas congregações religiosas presentes na região. “A missão principal do Núcleo da CRB é animar a Vida Consagrada na Diocese, promovendo a comunhão e o encontros entre os membros das congregações”, destaca Joana Romano, 61, coordenadora do núcleo da Diocese de Presidente Prudente.

Além disso, a Conferência oferece formação contínua, reflexões espirituais e apoia os religiosos no cumprimento de suas missões, sempre em sintonia com as diretrizes pastorais da Igreja e as necessidades da comunidade local.

Quatro encontros fazem parte da programação da CRB durante o ano:

  • Fevereiro – Celebração do Dia da Vida Consagrada;
  • Abril – Encontro de Formação ou Espiritualidade;
  • Agosto – Mês vocacional;
  • Novembro – Encontro de avaliação e confraternização.

Ao todo, são 55 religiosos(as) vinculados a CRB na Diocese. Cada congregação tem seu carisma, sua espiritualidade e exerce seu serviço em atividades específicas. A ideia do Núcleo é expandir fronteiras e visitar novas comunidades de religiosos que não está participando.

Santa Missa de Encerramento do Ano Vocacional com a presença da CRB (Pascom / Arquivo)

“A Vida Religiosa para Igreja é indispensável. As pessoas consagradas deixam a família, o trabalho, para dedicar-se totalmente a serviço de Deus, dentro e fora da Igreja, buscam servir os pobres e os mais  necessitados. Os religiosos vão em missão aonde houver necessitados, testemunhando a justiça, a paz, o amor, a Palavra de Deus. É uma graça a Igreja ter a vida Consagrada”, afirma Joana.

Encontro de Núcleos da CRB em São Paulo (CRB / Cedida)

Para saber mais sobre a Vocação à Vida Religiosa, converse com um sacerdote para receber orientações sobre as congregações e o discernimento vocacional. “A Vocação Religiosa é um chamado de Deus para doar a vida no seguimento de Jesus Cristo, servindo aos irmãos mais necessitados na Igreja e na sociedade”, finaliza Joana.

Deixe seu comentário!

Onda Viva