Bispos e coordenadores de pastoral participam da 88ª Assembleia Regional do Estado de São Paulo
Pastoral da Comunicação
10/06/2026
De 09 a 11 de junho de 2026, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 1) está promovendo a 88ª Assembleia Regional dos Bispos, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).
Neste ano, a Assembleia tem como tema: “Recepção criativa das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nas Igrejas locais”. O encontro reúne bispos, assessores, coordenadores pastorais e representantes das dioceses e arquidioceses do Estado de São Paulo para refletir os caminhos pastorais da Igreja diante dos desafios atuais da evangelização.

A programação conta com momentos de oração, celebrações, conferências, trabalhos em grupo e partilhas sobre sinodalidade, missionariedade, conversão pastoral e a aplicação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) nas realidades locais.
Entre os temas em destaque estão:
- Os sinais dos tempos e os desafios contemporâneos;
- A missão evangelizadora nas Igrejas locais;
- A sinodalidade e a missionariedade;
- A conversão das relações e processos pastorais;
- A cooperação missionária da Igreja no Brasil.



A Assembleia também celebra o Ano Jubilar Franciscano, reforçando o espírito de comunhão, fraternidade e missão que marca a caminhada da Igreja no Estado de São Paulo. O objetivo do encontro é fortalecer critérios comuns de recepção das Diretrizes Gerais e incentivar processos pastorais cada vez mais missionários, participativos e próximos da realidade do povo de Deus.