Diocese de Presidente Prudente terá novo site

Luana Mariano / Pascom Diocesana

20/08/2019

De acordo com o padre Rodrigo Gomes, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Presidente Prudente (SP) e atual Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Diocese, o site será um importante instrumento não só de comunicação, mas também de Evangelização. “A nossa Diocese evolui com um estilo de comunicação contemporâneo e atualizado a partir do novo do site. Ele não só comunica, mas também evangeliza, acolhe o nosso público e ainda gera nele um sentimento de pertença do que é a nossa Igreja, a nossa comunidade”, explica.

Pesquisa e desenvolvimento

O site da Diocese de Presidente Prudente nasceu da iniciativa dos alunos de Jornalismo da Facopp que já queriam fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de comunicação religiosa e da necessidade da Pastoral da Comunicação Diocesana em renovar o relacionamento com fiéis de 54 paróquias da região.

A pesquisa para planejamento e produção de conteúdo do site foi baseada nos estudos sobre Comunicação Católica e Jornalismo Empresarial, além de análises de sites semelhantes e do cenário de comunicação na Diocese de Presidente Prudente. Segundo o aluno Evandro Marques, “Foi bem trabalhoso todos esses meses, pois necessitou de cada de nós muita atenção e foco para colher todos os dados das dezenas de paróquias e padres que ficam espalhadas pelo Oeste Paulista”.

Para chegar ao formato final, a análise de sites de dioceses em todo Brasil foi fundamental. Foram analisados 91 dos 260 endereços disponíveis. Segundo a professora Thaisa Bacco, esse trabalho forneceu uma estrutura importante para o projeto. “A pesquisa fundamenta a nossa proposta, que é reunir as principais informações da Diocese, a partir da alimentação de todas as Pastorais da Comunicação, num mesmo local com responsabilidade e ética.”

Dentre os pontos que o novo site da Diocese visa atender, o professor Roberto Mancuzo ressalta a importância de ter uma boa comunicação dentro da igreja. “Toda ação de comunicação na Igreja é uma evangelização. O site da Diocese vai além dos serviços noticiosos e promove também um relacionamento e uma conexão entre as comunidades”.

O desenvolvimento técnico de programação do site ficou a cargo da Agência Oxigenweb, que além de arquitetar as páginas, segundo a orientação do grupo, também deu assistência necessária aos pesquisadores. Thiago Miranda, gerente de projetos da empresa, explica que é a primeira vez que a empresa desenvolve a criação de site para uma diocese. “Nós ficamos muito felizes em participar da construção deste site, especialmente por todo contexto que ele carrega, nos acrescentou muito aprendizado e conhecimento.”

O site da Diocese de Presidente Prudente (www.diocesepresidenteprudente.com.br) está construído a partir de um eixo principal com informações atualizadas da Diocese, Pastorais e Movimentos, Notícias, Eventos, Comunicação, Clero e Paróquias.

Uma das obrigações do site é ser muito mais do que um espaço de apresentação do clero ou das paróquias, mas especialmente levar um conjunto atualizado de serviços. “Por exemplo, se alguém de fora ou da própria região estiver em uma cidade e quiser participar de uma missa, poderá conferir horário e endereço da paróquia mais próxima”, explica a professora Thaisa Bacco.

Para o bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, esta característica torna o site uma nova força para interação e integração da comunidade. “O site soma esforços para que os fiéis e as lideranças possam conhecer a realidade e a caminhada e assim possam ter mais força.”

Lançamento

O lançamento do site da Diocese de Presidente Prudente será realizado neste sábado (31/08) em dois momentos. Primeiro haverá um cerimonial com agentes de Pastoral da Comunicação de toda a região, no Auditório da Catedral São Sebastião em Presidente Prudente (SP).

Já a apresentação oficial para toda comunidade ocorrerá a partir das 19h30 com a celebração de uma missa na Catedral de São Sebastião pelo bispo Dom Benedito.

Serviço – A Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP), fica localizada na avenida Coronel José Soares Marcondes, centro da cidade. O novo site da Diocese de Presidente Prudente (www.diocesepresidenteprudente.com.br) estará no ar no sábado (31/08).

INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS

PADRE RODRIGO GOMES, ASSESSOR ECLESIÁSTICO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE

TEL: (18) 99701-1720