Diocese de Presidente Prudente lança novo Site Diocesano

Nelise Pinheiro / Pascom Diocesana

02/09/2019

A Diocese de Presidente Prudente lançou o novo site diocesano no dia 31/08 (sábado). Em um primeiro momento, na Catedral São Sebastião, estiveram presentes o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, membros do clero e agentes da Pastoral da Comunicação, que representaram 20 paróquias da região.

A reformulação do meio de comunicação é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado pelos alunos da Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp), Evandro Marques, Luana Mariano e Rodrigo Moraes, em parceria com a Diocese de Presidente Prudente.

O grupo foi orientado pelos professores, jornalistas e agentes da Pascom, Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco, além de contar com a colaboração do assessor de comunicação da Diocese, padre Rodrigo Gomes e do monsenhor José Antônio.

Para chegar ao produto final, apresentado durante a cerimônia de lançamento, os alunos desenvolveram, durante um ano, um intenso trabalho de pesquisa acerca das 54 paróquias, 78 padres e 37 pastorais e movimentos que compõem a Diocese de Presidente Prudente. Além disso, foram analisados 91 sites de dioceses do Brasil.

Representantes da Pascom de 20 paróquias da região participaram do evento (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

O principal destaque do site será a seção de notícias, que contará com a colaboração de todos os agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese para se manter sempre atualizado.

De acordo com a formanda em Jornalismo Luana Mariano, a partir do momento em que o site é lançado, o grupo não é o único responsável pela produção de notícias. “Essa é a grande novidade: podermos realizar essa interação entre Pastoral da Comunicação Diocesana e Pascom de cada paróquia. É com essa conexão constante que manteremos o dinamismo do site.”

Segundo a orientadora Thaisa Bacco, o site já nasceu com uma proposta de coletividade, pois não surgiu a partir de uma única pessoa. “Colaboração implica que todas as pessoas tenham o mesmo objetivo. O site não tem o espírito de cada cada Pascom pela sua paróquia, mas todos os agentes pastorais a serviço da evangelização. Esse é o verdadeiro sentido da colaboração que nós propusemos para o site.”

Para o padre Rodrigo Gomes, o novo site é a concretização de uma realidade e um sinal de que estão no caminho certo. “O desenvolvimento do novo canal de comunicação da Diocese foi um grande desafio, mas também um grande presente. Com certeza trará algo a mais para a unidade da nossa Igreja.”

“Com certeza [o site] trará algo a mais para a unidade da nossa Igreja”, afirma o assessor eclesiástico da Pascom, Rodrigo Gomes (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

O site foi estruturado e organizado visando ao objetivo primordial da comunicação católica: a evangelização. O bispo diocesano Dom Benedito destacou em sua fala durante o lançamento que a esperança é que, através do site, “outras pessoas possam encontrar com Cristo, tornar-se discípulas e propagar a Boa Nova”.

O orientador Roberto Mancuzo também destaca a importância desse novo canal de comunicação para o serviço de evangelização das paróquias. “As 54 comunidades da nossa região têm agora um novo instrumento de evangelização, além dos tradicionais. A evangelização só vai acontecer a partir de uma boa e estruturada comunicação pelas ações dos fiéis no dia a dia, no contato com as pessoas, nas missas e pela comunicação mais social e estruturada, que é essa que nós trabalhamos com a Pascom.”

“A evangelização só vai acontecer a partir de uma boa e estruturada comunicação pelas ações dos fiéis no dia a dia”, afirma Roberto Mancuzo ( Leandro Campos / Pascom Diocesana)

Para Valdir Branquinho, da Pascom da Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau (SP), com as constantes mudanças na sociedade, o site se tornou um instrumento de evangelização. “É muito importante que nossa Diocese esteja interessada em sempre se atualizar e disponibilizar para os fiéis informações sobre tudo que ocorre na nossa região. Isso vem trazer ainda mais conhecimento e mostrar que a nossa Diocese é sempre muito ativa.”

A agente da Pascom do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face de Presidente Prudente (SP), Eveline Zarpelão, elogiou o dinamismo e a usabilidade do site. “Quando entramos em um site, nós não queremos ficar perdendo tempo procurando as coisas. Queremos achar tudo com facilidade e rapidez. Esse é um dos pontos principais do site. Você não precisa procurar muito para encontrar as informações.”

Eveline Zarpelão, agente da Pascom, acredita que um dos pontos principais do site é a facilidade de encontrar informações (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

Sobre a necessidade de colaboração dos pasconeiros, Eveline acredita que se todos contribuírem com um pouco, o site estará sempre abastecido de um conteúdo rico e atual. E completa: “Eu estou pronta para ajudar.”

Segundo lançamento

Na noite do sábado, às 19h30, também foi realizado o lançamento do site na Catedral São Sebastião, tornando público para toda comunidade presente, a retomada do novo meio de comunicação. Na ocasião, também acontecia a celebração dos 45 anos do ECC na Diocese de Presidente Prudente.