Veja fotos de como será o convento carmelita em Presidente Epitácio

Evandro Marques / Pascom Diocesana

26/01/2021

A Diocese de Presidente Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo se preparam para iniciar a construção da primeira “Casa de Contemplação e Ano Sabático”, em solo brasileiro.

O projeto do convento tem 1.274 m² e ficará localizado na estrada vicinal Presidente Epitácio / Caiuá, KM 07, em Presidente Epitácio (SP).

A planta da obra foi elaborada pelo arquiteto e urbanista, Luciano Narezi de Brito, que esteve presente na Santa Missa de Acolhida das Irmãs no último domingo (24/01), para explicar sobre o projeto.

“A gente vai fazendo pesquisas, vai entendendo do que se trata e vai se inspirando. Não foi eu que desenhei o projeto, foi Deus, não tem explicação”, afirma o arquiteto e urbanista.

Planta do Convento Carmelita (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

A edificação será construída em três etapas que conterá: a capela principal, claustro, recepção, locutório, biblioteca, cozinha e refeitório, lavanderia, hospedaria, oficinas e a capela de Adoração Perpétua.

Visão aérea destaca a frente do convento que ficará no topo de um monte (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

De acordo com o bispo diocesano, o local será um Centro de Peregrinação, no qual será construído um mirante para receber os fiéis em frente ao convento.

Convento contará com mirante para receber peregrinos (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

Na fachada, destaca-se a cor marrom da recepção, que remete ao hábito das Irmãs, e o símbolo desenhado na parede, que representa as Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Fachada do convento seguirá arquitetura linear (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

“Busquei uma arquitetura muito simples, muito reta, muito linear, para que a paisagem seja mais bonita do que a própria construção. A casa mais bonita que eu vou fazer na minha vida é de vocês!”, enfatiza o arquiteto e urbanista, Luciano Brito.

Fiéis poderão visitar o local para realizar orações (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

O projeto está em fase de elaboração. Em breve, serão divulgadas aqui na página as fotos do espaço interno da construção.

Início da comunidade

A previsão é de que cinco Irmãs Carmelitas, quatro da Itália e uma do Brasil, iniciem a comunidade na cidade no dia 16 de julho de 2021, em uma casa provisória que está sendo definida.

“A casa estará aberta para acolher cada um de vocês para momentos de oração, de adoração. As Irmãs terão os horários, respeitando a clausura que elas tem própria da vida de clausura constitucional”, afirma a Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, superiora geral, durante a Santa Missa do último domingo (24/01).

Uma equipe responsável pela construção da “Casa de Contemplação e Ano Sabático” está sendo formada e as obras devem iniciar em breve. A diocese conta com o apoio de doação dos fiéis nesta missão.

Comentários

  • Reginaldo Soares - Santo Estevão BA postado em 21/08/2022 ás 18:35

    Parabéns vocês são os pilares da igreja... vocês já tem postulantes desejo boa sorte fica com Deus viva Jesus em nossos corações.

  • Pastoral da Comunicação postado em 19/08/2021 ás 09:37

    Olá, Maria de Lourdes. Respondemos seu comentário pelo e-mail.

  • Maria de Lourdes - Sao jose do rio pardo postado em 04/08/2021 ás 22:04

    Quero saber o endereço desta casa e o telefone para contato do Whatsapp

  • GISLAENE DE OLIVEIRA POMPEU - Presidente Epitácio postado em 19/07/2021 ás 19:46

    Certamente será mais um local de graças vindas do céu. Nós de Presidente Epitácio já recebemos de Deus, essa graça da vinda das irmãs. Que esse lugar seja de grandes bençãos de Nosso Senhor Jesus, e também onde possamos visitar nossa mãe Maria Santíssima.

  • Alba Rozana dos Santos - Avaré/ S.P postado em 27/01/2021 ás 19:43

    Sou carmelita Secular da Ordem das Carmelitas Descalças secular Nossa Senhora do Carmo vc em Avaré. Fui agraciada com às Bençãos da Ordem com as primeiras e segundas promessas aqui em Avaré . OCDS São José. Como eu residi por muitos anos em Presidente Epitácio e estou extasiada por esse momento é muita graça .

  • Maria Helena - São Paulo postado em 27/01/2021 ás 17:00

    Eu estou muito feliz e grata a Deus Por essa notícia .visito sempre Epitácio . Visito sempre a cidade e terei a maior alegria em poder visita.las . Paz e bem 🙏🏻

  • José Guedes - Presidente Epitácio postado em 26/01/2021 ás 13:42

    Agradeço a Deus pela vinda das irmãs aqui para nossa cidade e comunidade grande benção de nosso senhor Jesus sejam elas bem vindas

Deixe seu comentário!

Onda Viva