Três padres da diocese celebram 20 anos de sacerdócio nesta quinta-feira (16)

16/01/2020

O que você faria em 20 anos? Para os padres Alex João de Santana, Carlos Eduardo Biral e Marcos Soares da Silva, esse tempo foi de doação e serviço a Deus e à igreja. Neste dia 16 de janeiro, os três padres completam 20 anos de vida sacerdotal.

Em ação de graças a essa data, serão celebradas missas em Presidente Prudente (SP) e em Aparecida (SP).

Padre Marcos Soares da Silva

Nascido no dia 16 de abril de 1973 em Presidente Prudente (SP), o padre Marcos Soares da Silva é atualmente capelão militar da 12ª Brigada Leve Aeromóvel. “É momento de agradecer a Deus pelo dom da vida e pelo chamado a servir ao Reino de Deus, atualmente na Diocese Militar do Brasil”, afirma padre Marcos Soares.

Após ser catequista, coordenador do grupo de jovens e da equipe de liturgia, além da participação ativa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó (SP), em 1992 ingressa no Seminário Menor Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). Um ano depois passa para o Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP), para cursar filosofia. Em 1996, conclui os estudos no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos na mesma cidade. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 16 de janeiro de 2000.

“Ao ir ajudar Dom Sérgio Castriani, na época bispo de Tefé no Amazonas, atendi à Paróquia Santo Antônio onde havia um quartel do exército. O bispo militar, na época Dom Osvino, foi celebrar a Páscoa dos militares em Tefé e me fez o convite para ser capelão militar”, afirma o padre Marcos Soares.

Filho de militar, o padre atua hoje na capelania militar, em Caçapava (SP). No local são celebradas missas, palestras, confissões e aconselhamentos com os militares.

A celebração em ação de graças pelos 20 anos de sacerdote do padre Marcos Soares será nesta quinta-feira (16/01), às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

(Pe. Marcos Soares / Arquivo Pessoal)

Padre Carlos Eduardo Biral

O padre Carlos Eduardo Biral nasceu em Martinópolis no dia 14 de março de 1971. Quando adolescente, teve uma aproximação da vida religiosa por estudar junto de um seminarista palotino, que estava concluindo seus estudos secundários em Martinópolis. Esta amizade fez com que o padre despertasse a sua vocação. Segundo Carlos Biral, ele chegou a corresponder com um padre palotino, mas não deu continuidade.

Com isso, decidiu prestar vestibular e ingressou no curso de matemática na Unesp. “Passaram-se dois anos sem mais pensar sobre a vocação sacerdotal, até que, num encontro da Pastoral da Juventude, na cidade de Marília, um padre que não conhecia, sentou-se ao meu lado e perguntou se eu não queria ser padre. Fiquei um pouco assustado, pois não pensava mais no assunto. Na mesma época, tive a oportunidade de assistir à ordenação diaconal do Pe. Pedro Guarinão, Pe. Luiz Furini, Pe. João Gussi e Pe. Ivair, fiquei tão maravilhado e tive a certeza de que era o que eu queria”, afirma o padre Carlos Biral.

Ingressou no Seminário Menor em Presidente Prudente (SP) no ano de 1992. Já em 1993 entrou para o Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília, para cursar filosofia. Por fim, em 1995, finalizou seus estudos de teologia no Instituto Teológico Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na mesma cidade.

O padre Carlos Biral já atuou na Paróquia São Paulo Apóstolo de Presidente Prudente (SP), Paróquia São Miguel Arcanjo de Piquerobi (SP), Paróquia Santo Antônio de Presidente Prudente (SP) e atualmente pertence à Paróquia São Miguel Arcanjo de Presidente Prudente (SP).

“Comemorar 20 anos de Ordenação Presbiteral, é uma alegria, é celebrar as maravilhas do Senhor, porque, em mim, Ele fez misericórdia. Agradeço a Deus de todo o coração por tanto bem a mim confiado nestes 20 anos de sacerdócio. Ao mesmo tempo peço, com humilde esperança, o perdão por todas as sombras e pecados diante de tamanha graça”, afirma o sacerdote.

O padre Carlos Eduardo Biral celebrará a missa em ação de graças nesta quinta-feira, às 20h, na Capela Santa Mônica, em Presidente Prudente (SP). A capela fica localizada na Rua Atilío Fabris, 242, no Jardim Alto da Boa Vista.

(Pascom Paróquia São Miguel Arcanjo / Reprodução)

Padre Alex João de Santana

Já a celebração eucarística em ação de graças pelo ministério do padre Alex João de Santana será no dia 19 janeiro, às 11h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua XV de novembro, 213, Distrito de Montalvão, em Presidente Prudente (SP).

Padre Alex Santana nasceu em Presidente Prudente (SP) no dia 5 de setembro de 1975. Ainda quando criança foi coroinha e na juventude participou de encontros vocacionais e grupos de jovens, quando resolveu entrar no Seminário Menor de Presidente Prudente (SP), onde permaneceu dois anos.

Após esse período, ingressou no Seminário Provincial, em Marília (SP), na qual ficou por três anos. Por fim, os quatro últimos anos foram no Instituto Teológico Rainhas dos Apóstolos, na mesma cidade.

“É uma grande alegria servir a Igreja de Jesus Cristo a qual Deus me deu a graça de ser um sacerdote. Louvo e agradeço por tantas graças concedidas em minha caminhada espiritual”, afirma o padre Alex Santana.

O sacerdote atuou por dois anos como promotor vocacional e ecônomo no Seminário Menor. Foi vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em 2001 e, em 2002, tomou posse na nova Paróquia Nossa Senhora das Graças no Distrito de Montalvão na qual está até hoje. Padre Alex Santana também atuou pela segunda vez como vigário episcopal.