Sete jovens participam do Encontro Vocacional no Seminário Diocesano

03/11/2020

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro (sábado e domingo), sete jovens participaram do Encontro Vocacional Masculino promovido pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP).

O evento teve como tema “Eis-me aqui. Começarei e irei até o fim” (1Sm 3, 4-12b) e contou com testemunhos, momento mariano, de partilha, missas, orações, dinâmicas e palestras. Os vocacionados ficaram hospedados na instituição e receberam todo o apoio da casa, além da alimentação.

Evento contou com momento mariano na noite do sábado (Eveline Zarpelão e Leandro Campos / Pascom Diocesana)

“Antes de entrar no seminário, eu via como uma casa apenas de estudo, mas hoje vejo que é um local que aprendemos a conviver, a amar o próximo, rezar, estudar mais e ver que tudo isso conciliado consegue te levar a Deus e amar muito mais Ele e o meu irmão”, destaca o seminarista Rafael Fagundes Silva, 2º ano do Propedêutico.

Segundo o seminarista Leonardo Souza, 2º ano do Propedêutico, o seminário diocesano vai muito além de uma instituição apenas focada no lado espiritual. “Aqui é um local para podar o que trouxemos de nossas casas: os erros, as mazelas, daquilo que nos permeia na fragilidade humana, mas também é uma grande oportunidade de amadurecimento humano, físico, espiritual, para que sejamos sacerdotes dignos de servir a Santa Igreja.”

Vocação

Para o seminarista Leonardo Souza, estar no seminário é realizar aquilo que Deus tem como propósito na vida dele.

“A vocação é um processo de discernimento, ou seja, é um momento que meu coração se encontra com o coração do seminário, e assim, esses dois corações possam juntos dizer, um ao outro, qual é a vocação de Deus. Seminário, antes de tudo, é uma casa de formação”, afirma Leonardo Souza.

“Vocação é um processo de discernimento“, afirma Leonardo Souza (Eveline Zarpelão e Leandro Campos / Pascom Diocesana)

De acordo com Rafael Silva, a santidade é um projeto de Deus na vida de cada um, seja para a vida matrimonial, leiga ou até mesmo religiosa.

“Vocação é aceitar totalmente a vontade de Deus com gratidão, pois não somos nada dignos de sermos escolhidos por Ele. A finalidade de toda a vocação é a santidade, ou seja, Deus nos chama a todo momento a sermos santos”, destaca o seminarista Rafael Silva.

Rafael Silva e Leonardo Souza promovem reflexão durante o encontro (Eveline Zarpelão e Leandro Campos / Pascom Diocesana)

Vocacionados

Participaram desta edição do Encontro Vocacional os seguintes jovens:

Emerson Júnior da Silva – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Distrito de Montalvão – Presidente Prudente)

Gabriel Medeiros- Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Gabriel Oliveira Camusi – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Álvares Machado)

Jean Carlos Santos da Silva- Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Presidente Prudente)

Mario Gomes de Andrade – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Álvares Machado)

Matheus Pessoa Rodrigues – Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Miguel Antônio Padilha de Lima – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Rosana)

Serviço

Caso você sinta o chamado e deseja conhecer o Seminário Diocesano, entre em contato com a secretaria da instituição pelo telefone: (18) 3908-0066 ou (18) 99129-1537.

Todos os anos, a casa acolhe vocacionados de 14 a 30 anos, que estão no Ensino Médio ou já concluíram a formação. Procure uma orientação do sacerdote da sua comunidade local e tire suas dúvidas.

O próximo evento será a Semana Vocacional (Semana dos Novos), que ocorre de 1 a 6 de dezembro, no seminário.

Atualmente, a instituição conta com 19 seminaristas sob a reitoria do padre Anderson Félix da Silva.

Veja o álbum completo com as fotos do Encontro Vocacional clicando aqui.

*Com contribuição do seminarista Marcos Giovane Calixto Santana.