Semana de Experiência Vocacional reúne 19 jovens no Seminário Diocesano

Dentre os jovens, 12 vocacionados já iniciarão este ano na instituição

Evandro Marques / Pascom Diocesana

14/01/2020

Animação, reflexão, partilha, provas, gincana, missas e adoração foram algumas das atividades que marcaram a Semana de Experiência Vocacional no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). Durante cinco dias, 19 jovens vocacionados de paróquias da região puderam conhecer e vivenciar a rotina na instituição e discernir a vocação.

Vocacionados puderam vivenciar momentos de reflexão (Seminário Diocesano N. S. Mãe da Igreja / Reprodução)

“Foi muito bom ter esse discernimento da vocação nos momentos de espiritualidade. Lá fora, você tem uma visão totalmente diferente de quando vem aqui conhecer. A experiência é única. Não é uma coisa fácil ter esse discernimento”, afirma Leonardo Nascimento, 16, da Paróquia Sagrada Família de Presidente Epitácio (SP).

Leonardo Nascimento é vocacionado e afirma ter tido uma experiência única durante os dias de discernimento (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Para o novo reitor da instituição, padre Anderson Félix da Silva, o evento foi bem positivo. “A semana foi muito produtiva, a primeira que realizei. Vivenciamos algumas situações desesperadoras, faltando água, mas graças a Deus a dimensão vocacional superou. As comunidades preparando esses jovens para vir fazer essa semana foi muito boa.”

Neste ano, 12 jovens ingressarão no Seminário Diocesano de Presidente Prudente (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Lucas Leandro Rocha, 17, pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Distrito de Primavera, em Rosana (SP), conta que a experiência como acólito e o irmão seminarista o ajudou no discernimento. O jovem afirma ainda que tem algumas dúvidas quanto à vocação, porém pretende ingressar este ano no seminário.

“A semana foi bem objetiva. Eu estou aqui para estudar bastante e ampliar os meus conhecimentos. Padre é alguém que está mais perto de Deus, interligado com Ele, não é uma coisa mundana. Temos que ser algo mais santo”, relata o vocacionado Lucas Rocha.

Lucas Rocha é um dos 12 jovens que entrarão no seminário este ano (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

O seminarista Marcos Giovane Calixto Santana, 16, era um dos vocacionados há cerca de três anos e hoje segue na formação rumo ao sacerdócio. “É sempre motivo de animação para a gente seminarista encontrar com os outros de fora. Quando eu entrei também não conhecia nada. A visão de quem entra é muito diferente de quem já está no seminário”.

Marcos Giovane foi um dos seminaristas que organizaram o evento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A experiência vocacional durou dos dias 8 a 12 de janeiro e reuniu os 20 atuais seminaristas da casa, além dos 19 vocacionados, sendo que 12 ingressarão este ano na instituição.

Seminaristas e vocacionados tiveram momentos de adoração ao Santíssimo (Gabriel Bremm / Cedida)

O ano letivo tem início no dia 31 de janeiro, com chegada até às 12h para o almoço com os pais. Logo após haverá entrega de documentos, matrícula para alunos do Ensino Médio e reunião com os pais.

Os encontros vocacionais de 2020 ocorrerão nos dias 24 de maio, 16 de agosto e haverá um acampamento dos dias 10 a 12 de outubro.

Semana de Experiência Vocacional foi momento de reflexão para os jovens (Seminário Diocesano N. S. Mãe da Igreja / Reprodução)

Cainan Ribeiro, 15, Paróquia São José (Caiuá)

Caio Felipe, 15, Paróquia N. S. Aparecida (Parque dos Pinheiros, Álvares Machado)

Carlos Eduardo Santana, 25, Paróquia São Pedro (Presidente Epitácio)