Celebração contou com a presença de fiéis que estão na comunidade há mais de 20 anos (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

São Miguel Arcanjo é a nova paróquia da Diocese

Cerimônia de elevação da paróquia contou com a presença de Dom José Maria Libório; padre Carlos Eduardo Biral tomou posse como pároco

Luana Mariano / Pascom Diocesana

29/09/2019

A capela São Miguel Arcanjo, localizada no Parque Residencial Damha em Presidente Prudente (SP), foi elevada paróquia na noite de sábado (28/09) em celebração presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano e concelebrada por nove padres da Diocese de Presidente Prudente. A cerimônia foi acompanhada por Dom José Maria Libório, bispo emérito que comandou a diocese de Presidente Prudente de 2002 à 2008, atualmente reside em São Paulo e veio especialmente para a celebração.

Os padres Paulo César da Costa (Paróquia São Francisco de Assis – Presidente Prudente), Jurandir Severino de Lima (Paróquia São José – Álvares Machado), Gerisvaldo Silva Viana (Paróquia São Pedro – Presidente Epitácio), Edcarlos Amorim Moreira (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Álvares Machado), Sanderson Vergara (Paróquia Menino Jesus de Praga – Presidente Prudente), Éverton Aparecido da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja – Presidente Prudente), Giovani Fernando Cardoso (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Presidente Prudente), David Aparecido Bezerra da Silva (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – Presidente Prudente), Sandro Rogério dos Santos (Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – Presidente Prudente) e Carlos Eduardo Biral, novo pároco, concelebraram junto com Dom Benedito.

Missa foi celebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, concelebrada por Dom José Maria e padres da diocese (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

A paróquia estava cheia de fiéis, entre eles pessoas que acompanharam desde o começo quando ainda era a capela Santa Mônica e, posteriormente, a pedido de Dom José Maria, passou a ser dedicada a São Miguel Arcanjo. Explicamos aqui algumas exigências previstas nas leis canônicas para que uma capela se torne paróquia.

Magda Aparecida Santiago Santos, 60, frequenta a paróquia há 20 anos e é coordenadora da catequese. Emocionada, Magda é grata por ter vivenciado este momento quando a capela em que frequenta há tanto tempo é elevada a paróquia. “É uma comunidade muito acolhedora e que trabalha muito, então a gente espera mesmo uma união muito forte e uma fraternidade muito grande.”

Celebração

A missa de elevação de paróquia é repleta de ritos que fizeram dela uma celebração emocionante. Inicialmente, houve a leitura do Decreto de Criação da Paróquia, documento que declara que a partir daquele momento a capela seria uma paróquia.

Momento após a leitura do Decreto, que oficializa a comunidade São Miguel Arcanjo como paróquia (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

Como modo de purificar a paróquia para o seu novo momento, a igreja, o altar e os fiéis foram aspergidos com água benta, sinal de benção com a água nova do batismo. A Ladainha de Todos os Santos foi rezada, suplicando a intercessão deles, junto à Maria.

A Prece da Dedicação é a afirmação do propósito de dedicação para sempre a igreja do Senhor e se pede a sua benção. Neste momento ocorre a unção com o óleo santo do altar e da igreja e, posteriormente, a incensação sobre a igreja e os fiéis, elevando aos céus os pedidos de toda a comunidade.

O incenso perfumado sobre o altar, leva o pedido de todos os fiéis aos céus (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

O momento do revestimento e iluminação do altar e da igreja foi o mais marcante da celebração. Nesta hora, membros da comunidade entraram com a toalha do altar, velas, flores e os paramentos litúrgicos para enfeitar o presbitério, que até então estava vazio. Momento que demonstra a importância do zelo e do cuidado dos fiéis para com a igreja.

Altar após o momento do revestimento, quando recebeu a toalha e as velas que são a luz de Cristo (Roberto Mancuzo / Pascom Diocesana)

Ao final da celebração houve a leitura da Nomeação de Pároco, documento que deu ao padre Carlos Eduardo Biral a posse de pároco da nova paróquia pelos próximos seis anos.

A celebração se encerrou com uma fala emocionada de Dom José Maria, bispo que esteve acompanhou o processo de construção e finalização da capela. Sua fala causou alegria e emoção para os fiéis que acompanharam seu mandato.

Padre Carlos Eduardo Biral está na comunidade há três anos e como pároco, falou sobre as expectativas para o futuro:

“A gente está bastante feliz, esperançoso e queremos fazer com que essa comunidade seja um oásis de paz, onde a palavra de Deus seja divulgada, propagada e testemunhada, trazendo assim pra tantos corações a paz e a luz do Senhor Jesus”, ressalta o pároco Carlos Eduardo em entrevista à Pascom Diocesana.

A Paróquia fica localizada na Avenida Miguel Damha, nº210, Parque Residencial Damha em Presidente Prudente (SP).

As missas ocorrem aos sábados às 19h30 e aos domingos às 10h e 19h.