São Francisco de Assis é o santo protetor dos animais e dos menos favorecidos (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

São Francisco de Assis pregou a humildade e o amor a todas as criaturas

Seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, os freis franciscanos dedicam suas vidas ao cuidado do outro e de suas necessidades

Luana Mariano / Pascom Diocesana

05/10/2019

No dia 4 de outubro, a igreja celebrou dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e protetor dos pobres. Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. São Francisco de Assis é conhecido como santo protetor dos animais, pois ele amava todas as criaturas e dava atenção a todas do mesmo modo.

Frei Tarcísio Marchini é franciscano na providência de Deus e diretor administrativo do Hospital Regional. Em entrevista à Pascom Diocesana, ele conta a história desse santo conhecido por sua pobreza e humildade.

São Francisco de Assis abdicou de toda a sua riqueza para viver em função dos pobres e necessitados (Vídeo e edição: Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Ordem Franciscana

Em Presidente Prudente (SP), existe uma ordem franciscana, que é composta pelos freis que cuidam do Hospital Regional e das comunidades terapêuticas que existem na região.

A ordem Franciscana na Providência de Deus nasceu em 2000, quando foi acolhida no ceio da igreja canonicamente. O trabalho inicial veio do Frei Francisco, que hoje comanda o hospital em Jaci (SP), cidade sede da fraternidade.

A TV Facopp – emissora televisiva laboratorial da Unoeste – produziu um documentário sobre o trabalho das três comunidades terapêuticas de nossa região. Assista clicando aqui.

Acompanhe a seguir o depoimento de frei Bernardo e frei Tarcísio, sobre sua caminhada na vida franciscana.

Frei Bernardo é o guardião do Lar São Miguel Arcanjo, na cidade de Pirapozinho (SP) (Vídeo e edição: Luana Mariano / Pascom Diocesana)
Nascido na capital, Frei Tarcísio entrou na fraternidade por meio do convite de um aluno (Vídeo e edição: Luana Mariano / Pascom Diocesana)