Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida completa 80 anos de história

01/09/2020

Localizado na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP), o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida completou 80 anos de instalação no último dia 28 de agosto. A igreja é considerada uma das mais antigas da cidade.

Jubileu de Carvalho

Após cinco anos de fundação da cidade de Presidente Prudente, em 1917, a comunidade religiosa de Vila Marcondes, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, deu início às obras de construção do templo. O terreno havia sido um ganho de um colonizador da cidade, José Soares Marcondes.

Naquele ano, foram assentados os alicerces da igreja erigida com uma nave central e, posteriormente, numa visão arquitetônica moderna, fazendo anexar mais duas naves laterais. Segundo relata o histórico da construção, houveram diversas dificuldades dos paroquianos em construir o Santuário. Somente no ano de 1936 foi possível o início das campanhas de arrecadação de fundos.

Foram realizadas diversas promoções como quermesses, concursos, festas competições entre as colônias, festas juninas, etc. No período de 1940 a 1950 sucederam se outras promoções, a maioria delas ainda na forma de quermesses para se conseguir um jeep destinado ao primeiro vigário nomeado: padre Simphoriano Kopf, palotino.

Obras de construção da paróquia durante a década de 1940 (Facebook Santuário / Reprodução)

No dia 28 de agosto de 1940, por decreto de Dom Antônio José dos Santos, bispo de Assis (SP), cuja jurisdição pertencia a Presidente Prudente (SP), foi criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

No dia 22 de dezembro de 1940 foi instalada a paróquia e nela foi empossado, como primeiro vigário, o padre Simphoriano Kopf, com a presença do Padre José Maria Sarrion, vigário da Paróquia São Sebastião, e das autoridades civis, bem como membros da comissão.

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida após as obras da década de 40 (Facebook Santuário / Reprodução)

Padre Simphoriano se empenhou não somente para dar acabamento à igreja material, mas para formar o povo de Deus em uma verdadeira comunidade, dando atenção à formação das lideranças, fundando a Congregação Mariana, a Pia União das Filhas de Maria, a Cruzada Eucarística e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Em 1951, o padre Emílio Becker sucedeu Simphoriano como segundo vigário, tendo como coadjutor o padre Carlos Fischer. O padre Emílio Becker conquistou os corações dos paroquianos por meio de seu amor pelas crianças.

Em 1963, o Padre Emílio foi substituído pelo Padre Carlos Schultz, tendo como coadjutor o padre Conrado Mirke. A partir de 1964, o padre Francisco Buttenmüller passou a ser o coadjutor.

No mês de Julho de 1964, começaram as obras de ampliação da igreja lideradas pelo dinâmico vigário, padre Carlos Schultz. Estavam praticamente terminadas e em uso, um ano após o início. Já em 1967 foi construída uma nova casa paroquial.

Vista da praça localizada em frente a paróquia (Facebook Santuário / Reprodução)

Com a visita pastoral do bispo diocesano em abril de 1981, foi dado início à celebração dominical da Eucaristia no Centro Social dos Vicentinos, localizado no Parque Furquim onde se forma uma dinâmica comunidade filial da paróquia.

No dia 18 de abril de 1982, foi lançada a pedra fundamental de uma futura igreja dedicada a São Vicente de Paulo, num terreno situado entre as ruas Xingu e Ceará, adquirido pela Cúria Diocesana.

No Domingo de Ramos, dia 15 de abril de 1984, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja do Parque Furquim pelos padres Reinaldo Picolotto e José Schwind, após uma procissão litúrgica de Ramos a qual se iniciou no barracão dos Vicentinos, na Rua Ramon Bárrios até a nova Igreja. A inauguração solene ocorreu no dia 23 de setembro de 1984, com a bênção do bispo diocesano, Dom Agostinho.

Criação do Santuário

No dia 10 de Junho de 1988, no Ano Mariano, Dom Agostinho Marochi, pelo Decreto 7.659, criou o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida. “Queremos que o referido Santuário seja um centro de renovação espiritual, através da conversão, perdão e oração”.

A solene instalação do Santuário deu se no dia 06 de agosto de 1988, após uma procissão, às 19h30, da Catedral à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes.

Entre os anos de 1995 e 1996, foi construída a “Casa de Catequese São Vicente de Paulo”, com quatro salas que também foram utilizadas pela Pastoral da Criança.

Aquisição de terrenos

Foram adquiridos vários terrenos para construção de capelas ou centros comunitários. Um localizado no Parque Furquim, com uma casa que serviu para a catequese, reuniões e celebrações (Capela Santa Clara).

Outros três terrenos foram comprados na Vila Rainho e outro no Jardim Itapura I.

Desde o início da fundação, foram os Palotinos que serviram a paróquia, deixando as marcas do carisma do seu fundador, Vicente Pallotti, ao qual a comunidade da Vila Marcondes rende uma grande devoção.

O Santuário tem atraído devotos de Nossa Senhora Aparecida, especialmente na Festa da Padroeira.

Em setembro de 1997, teve início a reforma do Santuário como parte da preparação da comunidade para o grande Jubileu do Nascimento de Jesus Cristo, celebrado no ano 2000.

A Comunidade Paroquial de Nossa Senhora Aparecida procura assim, sob a proteção e guia de sua Padroeira, ser uma presença especial de Maria na Igreja Particular de Presidente Prudente (SP).

Atualmente, o pároco do local é o padre Lourival Hélio Alves de Araujo.

Fachada do Santuário Diocesano em 2019 (Pascom Diocesana / Arquivo)
Vista do interior da paróquia em 2019 (Pascom Diocesana / Arquivo)