Santuário de Santo Expedito arrecada mais de meia tonelada de alimentos em ação social

22/07/2021

Dos dias 11 a 17 de julho, o Santuário Diocesano de Santo Expedito promoveu a Semana de Conscientização do Dízimo, na qual conseguiram arrecadar mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis.

O evento foi idealizado pelo seminarista Jhonata, em parceria com a Pastoral do Dízimo da comunidade, e teve como lema o versículo bíblico: “Deus ama quem dá com a alegria”.

Um dos diferenciais dessa Semana foi a dinâmica utilizada. A cada dia de Missa e celebrações, foi definido um alimento a ser doado no momento do ofertório ou na Secretaria Paroquial. Ao fazer a doação, era entregue um adesivo correspondente ao alimento do dia para que o fiel pudesse colar na “árvore do dizimo”, que o foi entregue.

Desenho da árvore foi entregue para incentivar doações (Santuário de Santo Expedito / Arte)

Ação Social

Durante os sete dias da ação, a comunidade contou com a presença de padres e seminaristas, que já passaram pela paróquia. A motivação para as reflexões desses dias foram retiradas das Sagradas Escrituras e enfatizam a solidariedade, fraternidade e partilha.

Na Missa de Encerramento foi feita a prestação de contas de todos os alimentos doados, que surpreendeu a equipe organizadora pela elevada quantidade, em pleno cenário de pandemia.

Ao todo, foram arrecadados 53 kg de macarrão, 90 kg de feijão, 175 kg de arroz, 62 kg de sal, 104 kg de açúcar, 30 kg de alimentos variados, totalizando assim 514 kg de alimentos, além de 96l de óleo doados pela comunidade paroquial.

Alimentos serão entregues a famílias carentes do município (Santuário de Santo Expedito / Cedido)

Em agradecimento aos paroquianos e dizimistas pelo sucesso do evento, a paróquia redigiu uma carta:

“De uma forma muito especial, agradecemos a todas as pastorais envolvidas no decorrer dessa semana, cada uma desempenhando seus dons, carismas, vocações e ministérios a serviço da igreja. Agradecemos também aos seminaristas e padres que estiveram presentes nesses dias, todos assim ofertando suas vidas no altar do Senhor e fazendo a doação dos alimentos estipulados. Realmente, foi uma semana abençoada!.”

Ao termino dessa ação, os alimentos foram selecionados e organizados em cestas básicas pelos vicentinos do Santuário. Posteriormente serão entregues para as mais de 50 famílias assistidas no município de Santo Expedito (SP).

Vale ressaltar que a entrega dos alimentos ainda pode ser feita na Secretaria do Santuário de Santo Expedito, que fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado das 8h às 17h e domingo das 8h às 15h. Para mais informações, ligue para (18) 3267-1177 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (18) 99603-8932 ou (18) 98152-0041.

*Com contribuição do seminarista Jhonata Silva Santos.